Publicidade
31/05/2015 - 03h00

Para designers, hoje há exageros em mercado de games

DE SÃO PAULO

O mercado de "gamificação" cresceu muito nos últimos anos, o que faz com que os próprios designers de jogos tenham ressalvas a respeito do uso indiscriminado da prática.

"Acho que há embromação ('bullshit')", diz o designer de games dos EUA Ian Bogost. Ele afirma que, na prática, consultores usam o discurso de que a "gamificação" é a solução para todos os males da empresa, mas que sua preocupação só é mesmo vender seus produtos. "As corporações querem se manter na onda ao incorporar a 'gamificação' na sua estratégia de RH."

Leia também:
Com economia fraca, trocas de chefes nas empresas caem 54%
Empresas usam jogos e representação de papéis para treinar os líderes

Mario Lapin, da Virgo, também aponta exageros ao afirmar que uma sessão de horas não irá alterar a forma como uma empresa trabalha.

Guilherme Camargo, da Sioux, diz que "a gamificação veio para ficar", mas manifesta preocupação com a entrada de "gente despreparada" no mercado.

O professor da Anhembi Morumbi Alan da Luz cita erros, como empresas que passam a dar pontos para algum processo que os funcionários já fazem ou dar prêmios que não signifiquem nada. Outra questão delicada é o jogo ser desenhado para ensinar conceitos equivocados -ele exemplifica com uma sessão em que o jogadores eram empresas que venciam quando a concorrência quebrava.

O professor de mídias digitais da ESPM Vicente Martin também critica a aplicação generalizada: "Só é divertido se a pessoa tem repertório para encarar os games assim. E ser mais divertido não quer dizer que se absorve mais o conteúdo".

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag