Publicidade
14/06/2015 - 02h00

Num país mais velho e mais vaidoso, geriatra e dermatologista ganham espaço

DIEGO IWATA LIMA
DE SÃO PAULO

Com demanda de profissionais pouco vulnerável às oscilações da economia, a área da saúde tem três ocupações com tendência ainda maior de alta, segundo consultores de recursos humanos: dermatologistas, geriatras e cuidadores de idosos.

Na dermatologia, a demanda se explica pelo crescente mercado brasileiro de estética. Já a procura por geriatras e por cuidadores de idosos tem a ver com o aumento da expectativa de vida no país.

"A oferta de emprego nas áreas ligadas à saúde do idoso ainda deve ser crescente por um bom tempo", diz Marcelo Cuellar, sócio da empresa de recrutamento 2Get.

Leia também:
Veja profissões que estão em alta e em baixa em oito setores do mercado
Jovem busca trainee para conseguir virar chefe mais cedo
Estudo global revela que a nova geração não cobiça os cargos mais elevados
Jovem leva em conta o valor da empresa na hora de decidir onde trabalhar

A alta verificada pela Folha apenas se destaca numa curva de demanda histórica. "Com a defasagem no número de médicos no país [1,8 por 1.000 habitantes, segundo o Ministério da Saúde], não há crise capaz de saturar esse mercado", diz Antônio Antonietto, médico e diretor de relacionamento do Hospital Sírio-Libanês. Na Inglaterra, a proporção é de 2,7/1.000.

"Eu não só não conheço médico desempregado como também não conheço um que tenha apenas um emprego", afirma Melissa Maeda, 33, médica dermatologista que trabalha em quatro lugares.

Paulo Troya + Renan Teles/Folhapress
Melissa Maeda, 33, dermatologista
Melissa Maeda, 33, dermatologista

Apesar da crescente demanda, a função de cuidador de idosos não foi regulamentada. Há, porém, projetos em discussão no Congresso.

Técnica em radiologia, Susamara dos Santos, 34, fundou a agência de cuidadores Home Seniors em setembro de 2014, após consultar o Sebrae sobre as áreas que mostravam tendência de alta.

"Na minha função anterior, eu já lidava com pessoas de idade. Juntei algo de que gosto com um campo promissor", diz. O Senac oferece formação para cuidadores num curso de 160 horas, com custo em torno de R$ 1.000.

"Qualificamos o profissional a assistir um idoso, acompanhá-lo nos afazeres cotidianos", explica Ana Paula Steck, 40, professora do Senac de Campinas (SP). "Um cuidador lida com idosos saudáveis. Um doente precisa de um enfermeiro", explica.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag