Publicidade
09/08/2015 - 02h00

Carioca deixa carreira como economista e vira chef com programa de TV nos EUA

FERNANDO SILVA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

"Era como se eu fosse um cavalo pronto para correr. Ninguém conseguiria me segurar." Com esta analogia, a ex-economista e atual chef Leticia Moreinos Schwartz, 40, explica a troca do seu emprego no banco CCF (Crédit Commercial de France), no Rio de Janeiro, por uma escola de culinária em Nova York.

A mudança deu certo. Desde 1997 nos Estados Unidos, a carioca já lançou dois livros de receitas em inglês, virou uma espécie de embaixadora da cozinha brasileira no país e se prepara para apresentar um programa de TV na emissora PBS.

Divulgação
Leticia Moreinos Schwartz, ex-economista carioca que virou chef de cozinha nos EUA
Leticia Moreinos Schwartz, ex-economista carioca que virou chef de cozinha nos EUA

Filha de economistas, ela adotou a profissão dos pais, mas sempre teve uma queda pelas panelas. Aos 13 anos, já ajudava a fazer as refeições servidas em reuniões de família. Por anos, levou a cozinha como hobby.

Em 1996, Schwartz aproveitou uma viagem de turismo em Nova York para visitar o The French Culinary Institute -hoje, International Culinary Center. "Foi uma epifania: percebi que tinha de fazer aquilo. Eu me descobri ali", lembra.

Após concluir um curso de seis meses na escola, ela decidiu ficar de vez nos EUA. Foi estudar pâtisserie e trabalhou nos restaurantes Le Cirque e La Grenouille, em Nova York.

VÍCIO EM ADRENALINA

Para Schwartz, um dos motivos para ter se apaixonado pela cozinha foi a sensação de adrenalina. "Sou uma pessoa cheia de energia e gosto de trabalhar sob pressão", diz a chef, acrescentando que se sente confortável com a tensão que ronda os bastidores dos restaurantes.

Sua busca pela adrenalina levou Schwartz a aceitar um convite para ensinar uma receita de brigadeiro ao vivo na TV, em uma afiliada da rede ABC, em 2007. "Meu coração batia tão forte que eu mal conseguia pensar", conta.

Bem avaliada, Schwartz foi convidada para participar de outros programas de TV nas redes NBC e CBS.

A paixão por cozinhar nunca mudou, mas Schwartz abriu mão da adrenalina das cozinhas de restaurante pela vida tranquila em família. Ela se mudou para Weston, cidade com pouco mais de 10 mil habitantes em Connecticut, onde mora com o marido e seus dois filhos.

Lá, abriu uma consultoria para desenvolver pratos e produtos para supermercados, restaurantes e bufês.

Também passou a dar aulas de culinária e descobriu um nicho pouco explorado: livros de pratos típicos para o público americano. "Notei que quase não havia receitas brasileiras em inglês."

Passou três anos entre pesquisas e a confecção de seu livro de estreia, "The Brazilian Kitchen" ("A Cozinha Brasileira"), que ganhou o prêmio Gourmand de melhor livro de culinária latinoamericana do mundo, em 2010. "Jamais imaginei aquela recepção toda. Foi fenomenal."

Três anos depois, veio "My Rio de Janeiro", com receitas inspiradas na culinária carioca, como o rissole de camarão com Catupiry.

NOVOS PASSOS

O sucesso de iguarias como a sopa de abóbora com coco (veja receita aqui) e o bolinho de brigadeiro (veja receita aqui)a impulsionaram a dar um passo maior, há um ano. "Na cara e na coragem, resolvi enviar uma proposta de programa, por e-mail, ao diretor da PBS, mesmo sem conhecê-lo. E ele aceitou."

A atração tem estreia prevista para 2016, aproveitando o interesse pelo país por conta da Olimpíada do Rio.

Schwartz garante que é possível fazer as receitas sem importar nenhum ingrediente. "Hoje, encontro quase tudo aqui: leite de coco, azeite de dendê, goiabada, queijo de minas", elenca.

E diz que a reação do público aos seus pratos é empolgante. "Os americanos têm a cabeça aberta para culinárias de outros países."

RAIO-X
Leticia Moreinos Schwartz

Idade
40 anos

Formação
Economia, pela Universidade Candido Mendes (RJ)

Livros
"The Brazilian Kitchen" (2010) e "My Rio de Janeiro" (2013)

Prêmios
Primeira obra recebeu o título da Gourmand de melhor livro de culinária latinoamericana

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag