Publicidade
28/01/2016 - 02h00

Ensino de um segundo idioma para crianças envolve canções e brincadeiras

RICARDO BUNDUKY
DE SÃO PAULO

Em qualquer que seja o idioma, as palavras "lúdico" e "divertido" fazem parte do vocabulário das crianças.

Segundo especialistas, o aprendizado de uma língua estrangeira ocorre de forma natural, através de situações que remetam ao cotidiano e do contato com objetos.

"A criança aprende brincando, então o vocabulário precisa ser contextualizado", diz Sonia Cury, diretora do Centro Britânico. Para isso, podem ser usadas estratégias como narração de histórias e exibição de vídeos e músicas.

"Os pais têm dificuldade de entender. Às vezes perguntam ao filho como se diz parede e a criança não sabe. É porque está fora de contexto", complementa ela.

E, claro, também é preciso colocar as mãozinhas na massa, seja para fazer uma salada de frutas na aula de culinária, ou para plantar uma hortaliça na de jardinagem.

Leia Mais

"Quanto mais sensorial for a experiência, mais a criança vai reter. A memória terá outros recursos além da fala", diz Silvia Corrêa, diretora acadêmica da Alumni.

"Não adianta querer ensinar palavras relacionadas à alimentação, como frutas, e dar uma lista de palavras. É uma maneira muito chata", afirma Ana Paula de Lima, professora do departamento de metodologia da UFSCar (federal de São Carlos).

Pode soar sofisticado, mas, para atiçar a curiosidade a favor do aprendizado, vale falar até de ciências. "São conceitos do dia a dia, como o 'push and pull' [puxar e empurrar], com o manuseio de ímãs", afirma Patricia McKay, diretora pedagógica do Cel.Lep.

As técnicas também envolvem o ensino de comandos, em músicas ou brincadeiras, que os pequenos respondem com alguma ação -como se sentar ao ouvir "sit down".

As irmãs Helena, 2, e Catarina, 4, alunas da Teddy Bear, entendem quando a mãe, Ana Carolina Nakazone, 40, chama para comer, dormir ou tomar banho em inglês e sabem expressar as emoções. "Quando está contrariada, a pequena diz: 'Mamãe, angry'", conta Ana Carolina.

'HELLO'

Depois que aprendem a estrutura da língua, os alunos continuam a ter atividades de vivência, só que mais complexas. Isso inclui simulações de aeroportos, em que conversam com um "agente de imigração", ou restaurantes, para pedirem as refeições.

O Centro Britânico realiza uma atividade em que alunos, a partir dos nove anos, recebem uma ligação em casa de um professor, com o conhecimento dos familiares.

"Fica mais difícil porque você não faz a leitura labial e gestual, que a gente também usa para se comunicar", diz Cury.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa
Edição impressa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag