Publicidade
03/02/2013 - 06h30

Velho conhecido, comércio no térreo "ressurge" em São Paulo

ALESSANDRO FIOCCO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O arquiteto de informação Fernando Souza, 34, diz não se incomodar quando chega em casa, tarde da noite, e vê que o bar embaixo do seu prédio, na Bela Vista, está a mil.

Análise: Projeto arquitetônico é que fornece sentido ao conceito misto
Edifícios novos revisitam modelo de 'uso misto'
Uso de espaços de sala comercial define custo de condomínio

"Quando está fechado, me sinto desconfortável. Procuro a chave e já entro. O bar aberto me dá uma sensação de tranquilidade", diz ele.

Souza, que mora ali há três anos e meio, diz recorrer ao estabelecimento para "consumos rápidos", como o frango assado do domingo.

O modelo de edifício residencial com comércio no térreo, que se popularizou na primeira metade do século 20 e esfriou na década de 70, mantém adeptos e ganha outros.

Empreendimentos em São Paulo "revisitam" essa configuração --em que torres residenciais dividem espaço com escritórios e comércio-- sob a denominação "mixed-used" (uso misto).

O presidente do Secovi-SP (sindicato da habitação), Claudio Bernardes, diz haver "um novo olhar para algo que parecia ter ficado no passado". "Agora não é só a loja, mas torres com entretenimento e serviços."

Para o professor Valter Caldana, diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, os edifícios mistos oferecem soluções inteligentes à vida urbana. "É de grande valia para se ter uma cidade mais dinâmica, humana e funcional. E também possibilita uma ótima relação do edifício com o entorno."

Mas é preciso ter o perfil adequado para conviver com alguns tipos de comércio, segundo Roseli Hernandes, diretora da Lello Imóveis. "É necessário se identificar. Quem quer um lugar tranquilo não vai morar em um prédio com um restaurante no térreo."

Leticia Moreira/Folhapress
O arquiteto de informação Fernando Souza diz se sentir seguro com o bar no térreo do prédio
O arquiteto de informação Fernando Souza diz se sentir seguro com o bar no térreo do prédio
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag