Publicidade
14/03/2013 - 07h00

Após incêndio, casa envidraçada é reformada e ganha cômodos amplos

DO NEW YORK TIMES

Jay Fielden, editor chefe da revista Town &Country, e sua esposa Yvonne Orteig Fielden, ambos com 43 anos, vivem em uma casa envidraçada cercada pela natureza em Wilton, Connecticut, nos EUA. Eles a compraram por US$ 900 mil em 2007 e gastaram oito meses com a reforma. Mas o caminho até aqui não foi fácil.

Arquiteto se inspira em NY para reformar apê no Itaim
Arquitetos desenvolvem 'casa-cubo' gigante em SP
Inspire-se em 16 quartos ambientados por 23 profissionais
Integração de espaços valoriza áreas sociais para quem gosta de visitas

Quando apenas estavam se estabelecendo na casa, Jay perdeu o emprego como editor da revista Men Vogue. Foi quando ele notou que o período de crise econômica do mercado, iniciado com o colapso da empresa Lehman Brothers, havia atingido também sua vida.

Em outubro de 2010, quando o terceiro filho tinha chegado e ele estava longe do trabalho há um ano, um incêndio destruiu parte da casa. Somou-se a isso uma doença e a morte de seu pai.

A decisão mais dura foi reconstruir a casa, mas depois de meses morando com amigos e depois vivendo de aluguel, estava claro que era o melhor a ser feito.

Construída por James Evans, protegido de Louis Kahn, um dos grandes nomes da arquitetura mundial, a casa tinha um ar otimista e inovador. Mas tinha alguns problemas também: quartos minúsculos, materiais baratos e espaços de conexão estranhos.

Segundo Fielden, depois de haver perdido tanto, a vida é rica em um modo que não tem nada a ver com posses. "Se você se define pelo que você tem", diz, "quem é você quando perder tudo? Eu trabalho em um mundo onde as coisas materiais são soberanas. Não há nada de errado em gostar de coisas bonitas, mas elas podem começar a possuir você. Apesar de que foi uma lição dura, foi bom saber que a gente podia se manter sem isso".

Nem tudo foi perdido. Fielden conseguiu salvar metade de seus livros e peças de arte de Irving Penn e de suas crianças, assim como alguns móveis de família. Na mesa de centro, ficam dois livros de arquitetura: um de Richard Neutra, outro de Louis Kahn. Removendo o de cima, é possível ver a capa chamuscada do livro de baixo.

Depois de reconstruir a casa e renovar a cara da revista Town & Country, uma publicação de 167 anos ue fala de lazer e turismo de luxo, ele pode dizer que a casa nova, para a qual os Fieldens se mudaram no ano passado, é um projeto quase perfeito - aberto e leve, mas privado e seguro.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag