Publicidade
17/03/2013 - 06h00

Infraestrutura atrai incorporadoras mais do que estádio em Itaquera

DANIEL VASQUES
DE SÃO PAULO

Para o mercado imobiliário, mais do que o estádio do Corinthians, o que pode tornar a região mais atraente é a infraestrutura ao redor --ainda que haja ceticismo pelo fato de o distrito ser visto como pouco atrativo por estar na periferia e porque a renda de sua população é inferior à média da cidade.

Construtoras seguram lançamentos em Itaquera para vender mais caro
Palco da Copa, Itaquera vira aposta das incorporadoras

Entre projetos previstos e em obras, há uma Fatec (Faculdade de Tecnologia) e um campus da Unifesp (Universidade Federal do Estado de São Paulo), escola técnica e do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), centro de convenções, parque linear e complexo viário, com a criação de avenidas.

Edson Lopes Jr./Folhapress
Obra da Fatec, parte de polo tecnológico previsto em Itaquera
Obra da Fatec (Faculdade de Tecnologia), parte de polo tecnológico previsto em Itaquera, na zona leste de São Paulo

Hoje, em Itaquera e no entorno, há dois shoppings (Itaquera e Aricanduva), estações de trem e metrô, uma unidade do Sesc e o parque do Carmo. Mas faltam equipamentos culturais, como teatros e livrarias.

Uma das principais reclamações dos moradores é a escassez de empregos na região, o que os obriga a fazer longos deslocamentos diários. Nos horários de pico, a Radial Leste, principal via de acesso ao centro, torna-se engarrafada, e trens e ônibus ficam superlotados.

Segundo a Secretaria de Transportes Metropolitanos, até a Copa, o intervalo entre trens do metrô passará de 105 segundos para 85 segundos, em média, na linha 3-vermelha. No caso da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), a redução será de cinco para três minutos na linha 11-coral.

De acordo com Celso Petrucci, do Secovi-SP, há dois fatores que, além das obras na região, podem atrair empreendimentos de padrão mais alto para Itaquera. Um é o crescimento da renda da população local, o que ele diz que já ocorre. Outro é a presença de áreas livres para incorporação, escassas em bairros nobres.

Para Mirella Parpinelle, diretora de atendimento da imobiliária Lopes, mesmo os imóveis "econômicos" lançados hoje são melhores do que os do passado. "Eles têm piscina e quadra de esportes. Chamamos de econômico pelo preço e pelo tamanho."

Editoria de Arte/Folhapress
Editoria de Arte/Folhapress
Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag