Publicidade
17/03/2013 - 06h30

Palco da Copa, Itaquera vira aposta das incorporadoras

DANIEL VASQUES
DE SÃO PAULO

Sob holofotes desde 2011, quando foi anunciada a construção do estádio de abertura da Copa, o bairro de Itaquera, na zona leste da cidade, vive seu momento de fama -e, consequentemente, de especulação imobiliária.

Construtoras seguram lançamentos em Itaquera para vender mais caro
Só 9% conseguem financiar imóvel de R$ 300 mil em SP
Infraestrutura em Itaquera atrai incorporadoras mais do que estádio

Os preços dos imóveis usados subiram, mas o mercado de novos, em contrapartida, ficou estagnado. Em 2012, por exemplo, houve apenas um lançamento vertical e outro horizontal, somando 190 unidades, segundo a Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio).

Silvia Costanti/Valor/Folhapress
Vista aérea do bairro de Itaquera, com shopping, poupatempo, estação de metrô e trem e obras públicas e do estádio eao fundo
Vista de Itaquera, com shopping (lado inferior direito), poupatempo, estação de metrô e obras públicas e do estádio

Esse cenário começa a mudar. Neste ano, Itaquera irá receber pelo menos sete lançamentos residenciais, de acordo com levantamento feito pela reportagem com incorporadoras, empresas de pesquisa e corretores.

Apenas em março e abril, está previsto o lançamento de 668 apartamentos, número cerca de 20% maior do que todas as unidades verticais lançadas nos últimos três anos.

Com boa parte do estádio erguida e obras públicas saindo do papel, a região começa a se tornar uma aposta das incorporadoras.

MUDANÇAS
Quem pretende adquirir um imóvel em Itaquera deve levar em conta se o perfil do empreendimento está presente no bairro.

Se a busca é por um imóvel de dois dormitórios, de 50 m² a 60 m², com espaço de lazer no estilo de condomínios-clubes, terá opções. Mas, caso o comprador queira apartamentos de alto padrão com três ou mais quartos, Itaquera não é indicada.

A pespectiva, porém, é que isso mude. Segundo Celso Petrucci, economista-chefe do Secovi-SP (sindicato de habitação), a região comporta lançamentos de padrão mais elevado. "Quem teve uma elevação social e quer ir em direção ao Tatuapé ou à Penha pode se fixar em Itaquera."

A gerente de marketing da construtora Atua, Fernanda Almeida, diz ter percebido um desenvolvimento na região, principalmente em razão do novo estádio. O foco do empreendimento Ello Home Club, a ser lançado até abril, é o morador que está apresentando crescimento na renda.

Cléber Lisboa, proprietário da construtora Calv, que deverá lançar um empreendimento até abril no distrito, afirma que o imóvel terá o mesmo padrão que outros que a incorporadora lançará em bairros mais valorizados, mas terá preço menor.

A administradora Suely Bruno, 54, diz que conheceu Itaquera em 2011. Com as obras, fechou a compra. "Não teria objeção alguma em morar lá, mas, como a valorização será grande, decidi comprar para investimento", diz ela, que é moradora do Butantã (zona oeste).

Editoria de Arte/Folhapress
Editoria de Arte/Folhapress
Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag