Publicidade
05/01/2014 - 01h30

Projetos de infraestrutura no bairro influem no preço do imóvel

PAULA CABRERA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Apesar da valorização dos imóveis nos últimos anos em São Paulo, a cidade passa por transformações que podem afetar o preço na negociação.

Vizinhança afeta rotina e valor do imóvel; confira o que eleva e derruba os preços
Após elevação, 5% dos contratos entram na faixa de uso do FGTS

O bairro do Morumbi, na zona oeste, é apontado como um exemplo de como a expansão da cidade pode pesar sobre o valor do imóvel.

Reduto de empreendimentos de alto padrão, o bairro viu a favela de Paraisópolis crescer ao seu redor. O projeto do monotrilho também reforça a tese.

Segundo Luiz Paulo Pompéia, diretor da Embraesp (Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio), os moradores dessas áreas viram o preço dos empreendimentos cair pela metade em relação ao vizinho Panamby.

"O monotrilho provocou uma cicatriz bem no meio do bairro. Os moradores acham que o novo trem, quando inaugurado, será uma espécie de Minhocão", diz ele.

O analista de telefonia Márcio Rodrigues, 38, teve os investimentos afetados pelo caminho tomado pela cidade. Ele e a mulher compraram um apartamento em Santo André (ABC Paulista) quando foi divulgada a chegada de um shopping, que faria divisa com o empreendimento.

O local, porém, se tornou um estabelecimento de carros usados, e outros terrenos vizinhos receberam prédios da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). "Comprei achando que o bairro se valorizaria, mas não deu certo."

Carolina Daffara/Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag