Soluções simples podem evitar queda de idosos; banheiro é o vilão
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Pesquisa da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (SC), recém-divulgada, revelou que o banheiro é o local mais inseguro para os idosos, seguido pela cozinha.
A amostra foi constituída com 5% de erro amostral e 389 idosos.
Flat com serviços específicos para a terceira idade é opção em SP
Adaptação de imóvel para a terceira idade chega a padrão econômico
Projeto visa a ampliar regra de benefício em moradia a idoso
Segundo o estudo, cerca de 30% das pessoas com 65 anos ou mais caem ao menos uma vez por ano.
Editoria de Arte/Folhapress |
A geriatra e presidente da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), Nezilour Lobato Rodrigues, cita alguns fatores que podem aumentar a independência da pessoa e impedir acidentes.
"Deve-se evitar o acúmulo de objetos. Além disso, é importante que a altura dos móveis e eletrodomésticos seja adequada, para não haver esforço desnecessário. Nos banheiros, pode-se elevar o nível do vaso sanitário e incluir barras de apoio", afirma.
Segundo a especialista, a distância entre o banheiro e o quarto não deve ser grande, em especial para idosos com problemas urinários, e a Iluminação precisa ser aumentada, pois auxilia os que têm baixa visão. "Preferir também móveis arredondados ou utilizar protetores de silicone nas quinas. Já as portas da mobília devem ser as que deslizam, com design intuitivo."
A arquiteta Karina Afonsa recomenda ainda o uso de cadeiras e sofás com assento médio, mesas laterais fixas (para permitir que o idoso se apoie quando necessário) e gavetas com travas de segurança para que o idoso não caia ao abrir. "Móveis de vidro devem ser evitados e quando não se pode retirar os tapetes, pode-se instalar fitas adesivas para fixá-los ao chão."
Daniel Guimarães/Folhapress |
Maria Rita Tostes da Costa Bueno, 84, escolheu o imóvel por facilidade e segurança na locomoção |
INSTALAÇÕES EXTERNAS
Nas áreas comuns, é recomendado manter um espaço maior para passagens de cadeira de rodas, desde a calçada da rua até o acesso interno. "O ideal é evitar escadas longas ou cheias de curvas. Caso seja necessário instalá-las para interligar dois pavimentos, procure adotar corrimãos e, se possível, elevador. Em jardins, áreas de serviço e quintais, também é indicado o uso de pisos antiderrapantes", completa Karina. Nas piscinas, podem-se incluir alças e escada ampliada.
A questão da segurança na terceira idade está em evidência, segundo Afonsa. "Um casal de clientes meus com aproximadamente 50 anos está construindo uma casa com adaptações. A esposa machucou o ombro e teve dificuldade de acesso, por isso sentiu a necessidade de se antecipar."
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade