Publicidade
13/04/2014 - 01h30

Adaptação de imóvel para a terceira idade chega a padrão econômico

CAROLINE PELLEGRINO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Tornar a casa receptiva e amigável ao idoso é uma iniciativa que, em geral, se impõe pela necessidade. Mas há como se antecipar.

Flat com serviços específicos para a terceira idade é opção em SP
Adaptação de imóvel para a terceira idade chega a padrão econômico
Soluções simples podem evitar queda de idosos; banheiro é o vilão
Projeto visa a ampliar regra de benefício em moradia a idoso

Karime Xavier/Folhapress
O editor de livros Lafayette Megale, 79, deita na rede, com material antiderrapante sobre o piso
O editor de livros Lafayette Megale, 79, deita na rede, com material antiderrapante sobre o piso

De olho no crescimento da população acima dos 60 anos, muitas construtoras aceitam pedidos de adaptação de unidades ainda na planta –inclusive no segmento econômico.

Pelo menos um apartamento em cada empreendimento lançado pela Gafisa em São Paulo é adaptado, segundo o diretor de negócios da construtora, Octavio Flores.

A empresa tem um programa que prevê alterações, sem custo extra. Ele contempla, por exemplo, a ampliação do vão das portas (para cadeirantes), o nivelamento do piso no banheiro, a troca de louças e metais e o reforço da alvenaria para barras de apoio.

"Os pedidos são mais frequentes para médio e alto padrão. Mas o último que registramos foi no Fantastique, mais econômico."

Já a incorporadora Tecnisa adota, desde 2010, soluções para atender os compradores na casa dos 60 anos e que são 15% dos clientes.

"Percebemos que, pensando na hora de projetar, não aumentamos o custo da construção. É uma questão de especificar o material adequado", diz Gisele de Luca, gerente de projetos da empresa.

Com foco em produtos econômicos, a MRV Engenharia oferece a possibilidade há um ano e meio. Segundo Juliana Lopes, gestora de projetos da MRV, cerca de 98% dos condomínios têm, ao menos, 3% de unidades modificadas.

table(fd270).
|(fo1c). Editoria de Arte/Folhapress|
||
A construtora Kallas, que atua no segmento popular com a Kazzas, oferece apartamentos adaptados, desde a concepção do projeto, independentemente do padrão.

ESCOLHA

Segurança e acessibilidade pesaram na compra do imóvel, segundo Maria Rita Tostes da Costa Bueno, 84. "Eu e meu marido, Roberto, observamos a acessibilidade à piscina. Em casa, incluímos barras, fixadores nos tapetes, luzes e botões de emergência."

Segundo a professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Sheila Walbe Ornstein, o imóvel ideal para idosos deve evitar acidentes e permitir independência.

A arquiteta Karina Afonsa valoriza medidas simples e econômicas. "Barras de apoio, torneiras e misturadores de fácil acionamento e pontos de luz que guiem pelos cômodos ajudam muito."

Preocupado com o bem-estar, o editor de livros Lafayette Megale, 79, adaptou o imóvel, na Bela Vista, com rampa de acesso, portas de correr e pisos com material antiderrapante. "As mudanças ficaram excelentes e gastei cerca de R$ 10 mil."

Carolina Daffara/Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag