Publicidade
13/04/2014 - 01h30

Projeto visa a ampliar regra de benefício em moradia a idoso

DE SÃO PAULO

As construtoras poderão ser obrigadas a destinar 3% das unidades em conjuntos habitacionais para a população idosa.

Projeto de lei 5850/13, do deputado Policarpo (PT-DF), em análise na Câmara, prevê ampliar uma regra prevista no Estatuto do Idoso, mas restrita a projetos com recursos públicos. A ideia é estendê-la a empreendimentos privados.

Flat com serviços específicos para a terceira idade é opção em SP
Adaptação de imóvel para a terceira idade chega a padrão econômico
Soluções simples podem evitar queda de idosos; banheiro é o vilão

Editoria de Arte/Folhapress

Na cidade de São Paulo, há decreto que fixa que 3% das unidades habitacionais populares, de conjuntos com mais de 20 unidades, sejam acessíveis.

"Apesar do avanço na legislação, na maioria dos casos, as adaptações se referem aos espaços de uso comum. Fica evidente a necessidade de mudança de paradigma com vistas a atender quesitos específicos para a moradia dos idosos", diz Sheila Walbe Ornstein, da USP.

A geriatra e presidente da SBGG (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia), Nezilour Lobato Rodrigues, destaca também a questão de acessibilidade como fator de inclusão do idoso na sociedade.

"O ideal é integrar essa população, melhorar a mobilidade, torná-la mais independente, pois isso mantém a saúde funcional", diz. "A pessoa idosa é mais vulnerável e, em geral, apresenta fraqueza muscular e diminuição dos reflexos, sendo as casas adaptadas muito bem-vindas."

Carolina Daffara/Editoria de Arte/Folhapress
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag