Publicidade
05/10/2014 - 01h30

Para urbanistas, prédios novos se fecham para a 'vida de rua' da Paim

BIANCA ALVARENGA
DE SÃO PAULO

A substituição das casas e prédios antigos por novos empreendimentos na rua Paim mudou a configuração física e social da rua.

"Era de se esperar que um dia isso acontecesse ali. A região central está muito valorizada por causa da infraestrutura", diz Andreina Nigriello, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e ex-diretora de planejamento metropolitano e territorial de São Paulo.

Estratégica, a rua Paim se renova com lançamentos e moradores

'Treme-treme' marca auge e declínio da área

Ela pondera que, embora os novos prédios tenham trazido segurança ao local, o processo substituiu, em apenas um ano, quase toda o espírito de "vida de rua" da Paim.

Historicamente ocupada por cortiços e pequenas casas, a via perde o aspecto tradicional e absorve a rotina da indústria imobiliária, com obras a todo vapor e corretores circulando pelas construções.

"É um fenômeno natural do mercado. Os terrenos ali eram baratos, mas a região central está muito valorizada", diz Claudio Bernardes, do Secovi-SP.

Nos últimos anos, as construtoras investiram em lançamentos de pequenos imóveis na Bela Vista, justamente apostando na boa localização da região.

"Não é defensável que a Paim continuasse como estava, mas os novos prédios são 'privativistas'", observa o urbanista Guilherme Wisnick.

Ele lembra que o Plano Diretor, aprovado em julho, sugere o oposto: integrar áreas de lazer do prédio à cidade como um todo

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag