Publicidade
26/10/2014 - 01h30

Escritórios se ajustam a práticas mais flexíveis de trabalho; veja como

ANAÏS FERNANDES
DE SÃO PAULO

A flexibilidade das relações profissionais se estende ao ambiente de trabalho.

"O que difere o escritório de hoje daquele do século passado é que as pessoas realizam várias atividades, com níveis de interação diversos, e o ambiente deve oferecer essa mobilidade", diz Claudia Andrade, arquiteta do escritório Andrade Azevedo.

Com sobreoferta, salas comerciais veem preço de aluguel cair em São Paulo
Crise no setor de comerciais favorece mudança para sala nova e com desconto

A expansão do home office e do coworking (escritórios compartilhados), associado ao alto preço do metro quadrado dos espaços, são os principais estímulos a esse modelo mais maleável.

O segmento já passou por fases opostas, ora com ambientes bem compartimentados, ora com amplos espaços divididos por baias.

Hoje, o "menu" de tipologias deve ser mais variado.

"Áreas de integração, interatividade entre departamentos e curta permanência fazem parte da estrutura principal da organização de novos escritórios", diz Marcelo Breda, diretor da Informov, empresa de construção corporativa.

Com o estímulo ao trabalho em grupo, espaços coletivos, formais ou para relaxar, são mais valorizados. "Se antes 20% de um escritório era de ambientes colaborativos, hoje chega a 40%", diz o arquiteto Fernando Vidal, do escritório Rocco Vidal P+W.

Para compensar o menor número de áreas individuais, surgem as "phone booth" (cabine telefônica, na tradução livre do inglês), salas pequenas para até duas pessoas.

A tentativa é economizar e otimizar o espaço, deixando o escritório, ao mesmo tempo, amigável.

Ambientes abertos e transparentes, com salas de vidro, por exemplo, têm ganho de eficiência visual e incidência de luz natural. Por outro lado, apresentam desafios, como a acústica.

"Nem sempre é possível fazer um projeto assim. Toda essa dinâmica é muito nova, mas, no geral, estamos percebendo que novas possibilidades arquitetônicas ajudam a aumentar a produtividade da empresa", diz o arquiteto Lula Gouveia, do SuperLimão Studio.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag