Publicidade
26/10/2014 - 01h30

Com sobreoferta, salas comerciais veem preço de aluguel cair em São Paulo

DANIEL VASQUES
DE SÃO PAULO

Quem comprou uma sala comercial nos últimos anos em São Paulo com a expectativa de ter um bom rendimento com o aluguel pode estar frustrado.

Crise no setor de comerciais favorece mudança para sala nova e com desconto
Escritórios se ajustam a práticas mais flexíveis de trabalho; veja como

A então escassez das salas deu lugar a uma sobreoferta, principalmente nas regiões da avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, da Chácara Santo Antônio (zona sul) e da Barra Funda (zona oeste).

O índice de espaços (de até 100 m²) vagos nesses locais está em 40% –ante 14% na cidade, segundo a empresa de pesquisas Buildings.

O cenário é resultado de uma demanda abaixo da estimada, em meio a uma economia enfraquecida.

A alternativa dos investidores –em geral, poupadores ou proprietários de uma ou poucas salas– passou a ser baixar os preços. Quando não há resultado, topam reduzir ainda mais em caso de negociação.

Uma investidora de um imóvel na Barra Funda conta que baixou o valor do aluguel à metade, mas ainda não houve nem sequer um interessado na sala –cujo prédio ficou pronto há um ano.

Crise de um lado, oportunidade de outro. Para profissionais liberais e pequenos empresários (alvos deste segmento), os novos prédios e a queda de preços representam a chance de estarem em ponto mais moderno.

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Edifício em Perdizes tem sacada e área comum no térreo; overdose de salas comerciais não se estende a todas as regiões de São Paulo
Edifício em Perdizes tem sacada e área comum no térreo; overdose de salas comerciais não se estende a todas as regiões

O volume de prédios novos e quase vazios em regiões superofertadas da capital paulista não significa que o mercado de imóveis comerciais em São Paulo seja um caso perdido.

Até agosto, foi lançada uma média mensal de 233,5 unidades em conjuntos comerciais em São Paulo. Mantendo-se esse ritmo, o ano deve fechar com 2.799 unidades –menos da metade do que as 5.652 lançadas em 2013, segundo o Secovi-SP (sindicato do mercado imobiliário).

Com isso, o excesso atual deve, se houver um crescimento vigoroso da economia nos próximos anos, aos poucos ser consumido, repetindo um ciclo de ajuste de demanda e oferta.

Essa possibilidade, porém, não é para o curto prazo –tampouco o investimento em imóveis atende quem busca rentabilidade rápida. Por isso, o jeito é reduzir o valor cobrado pelo aluguel se não há muitos interessados.

"Vale mais a pena locar barato que deixar vazio. Por isso a queda nos preços é maior no aluguel do que na venda", diz Bruno Vivanco, vice-presidente comercial da imobiliária Abyara Brasil Brokers.

Outro fator que é importante considerar, tanto pelo investidor que compra para alugar quanto pelo locatário, é que a situação de superoferta não pode ser generalizada.

Em uma cidade grande como São Paulo, o estoque e a vacância (percentual de espaços vagos) variam muito conforme a região.

PECULIARIDADES

No centro, o índice de salas comerciais vagas de até 100 m² é de apenas 5% e não há muitos prédios comerciais novos. Na ofertada Barra Funda, a menos de três quilômetros dali (dependendo do ponto), é de 40%.

O perfil do empreendimento também faz diferença em relação à demanda. E essa ressalva vale para o segmento de salas, voltados a profissionais liberais e pequenas empresas, e para o de escritórios corporativos.

A vacância (que mede o total de espaços vagos) em escritórios corporativos de alto padrão tipo AA (lajes com no mínimo 1.000 m² e idade de até 20 anos) está em torno de 45%, segundo relatório da Buildings referente ao terceiro trimestre deste ano.

Já o índice de escritórios vagos do tipo C, que formam a base mais simples dos escritórios, é de apenas 5%.

O investidor deve lembrar também que uma região com oferta elevada dificilmente receberá novos projetos. Segundo João Henrique, diretor de atendimento da Lopes, as incorporadoras estão muito mais cautelosas.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag