Crise no setor de comerciais favorece mudança para sala nova e com desconto
DANIEL VASQUES
DE SÃO PAULO
A crise no segmento de imóveis comerciais representa uma oportunidade para empresas e profissionais fazerem um "upgrade", seja nas salas comerciais, seja nos escritórios corporativos.
Para isso, vale analisar bem o perfil do imóvel e aproveitar o momento propício a descontos.
Com sobreoferta, salas comerciais veem preço de aluguel cair em São Paulo
Escritórios se ajustam a práticas mais flexíveis de trabalho; veja como
Segundo Raquel Miralles, gerente geral de locações da consultoria Cushman & Wakefield, nos edifícios corporativos (lajes), o preço pode cair de 15% a 20% em relação ao valor pedido. No segmento de "salinhas", é possível negociar índices ainda maiores.
"Não tem outra saída. O proprietário vai ter de baixar o preço. Se no primeiro ano de locação der para pagar o IPTU e condomínio já está bom", diz Mark Turnbull, diretor de locação do Secovi-SP.
A mudança para uma sala nova pode ter diversas vantagens, como uma localização melhor, um sistema de segurança mais eficiente e um hall e fachada mais modernos.
Ricardo Laham, diretor de negócios da Brookfield Incorporações, cita as estruturas de piso elevado, que facilitam a instalação de cabeamento.
Nesse caso, encaixam-se cabos por baixo da estrutura do piso removível, sem ser necessário quebrar o piso.
Os prédios novos têm também melhor estrutura de ar-condicionado, com aparelhos menores que os "de janela". Além disso, os elevadores demandam gastos menores com manutenção e costumam ser mais rápidos.
Esses projetos mais recentes costumam apresentar ainda áreas comuns na torre e varandas nas unidades para incentivar a socialização nos espaços.
Luiz Carlos Murauskas/Folhapress | ||
![]() |
||
Edifício comercial na Pompeia; crise no segmento é oportunidade para empresas e profissionais fazerem "upgrade" do escritório |
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade