Publicidade
18/10/2012 - 10h29

Executivos ainda preferem "contato real" para captar clientes

FELIPE MAIA
DE SÃO PAULO

As redes sociais ganham espaço, mas o contato pessoal por meio de eventos, feiras e contatos telefônicos ainda é a forma mais utilizada pelas empresas na hora de tentar atrair outras companhias como clientes. A conclusão é de um estudo feito pelo Ibramerc (Instituto Brasileiro de Inteligência de Mercado).

70% das MPEs estão confiantes que faturamento vai aumentar
Governo destina R$ 650 milhões para projetos de MPES para Copa

O estudo, feito com diretores e gerentes da área de marketing e inteligência de mercado de companhias de grande e pequeno porte, indica que 57% das empresas usam feiras e eventos para atrair novos clientes. Enquanto isso, 41% afirmaram usar ferramentas sociais como Facebook e Twitter com esse objetivo. No caso das grandes empresas da indústria, 67% disseram que não usam qualquer um desses meios digitais.

Henrique Gasperoni, diretor de marketing do Ibramerc, diz que a tendência é de aumento do uso das redes sociais no contato entre as empresas, mas que hoje esse tipo de ação já é "representativa, mas não é a principal".

"Depende do produto. O que uma empresa de cimento pode fazer para estimular os negócios das redes sociais? Mas se a empresa oferece serviços de TI, por exemplo, faz todo sentido entrar nas comunidades que as pessoas do setor frequentam e tentar estimular negócios ali", diz.

Ele diz também que a idade dos atuais gestores que tomam decisões sobre compra de produtos nas empresas também influencia esse cenário. "Hoje, os diretores que fazem grandes compras ainda têm a cultura de participar de eventos, ações de relacionamento. Com as novas empresas, e novos mais acostumados a meios digitais, isso com certeza vai aumentar."

O levantamento aponta que, entre os profissionais que usam as redes sociais para captar clientes, 57% afirmam utilizar o Facebook. Depois aparecem o Twitter (37%), YouTube (30%) e LinkedIn (28%).

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag