Publicidade
25/11/2012 - 05h00

Cresce participação de brasileiros em feiras no exterior

CAMILA GOMES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Não é só para fazer turismo e compras que os brasileiros têm viajado para fora do país. Interessados em negociar diretamente com fornecedores estrangeiros e em conhecer as tendências do mercado internacional, é cada vez maior o número de brasileiros que participa de feiras de negócios no exterior.

Empresa oferece consultoria para candidatos a trainee
Empreendedor ensina como ampliar e manter sua rede de contatos
Confira os principais eventos de negócios da semana

Embora ainda não figurem no ranking dos países mais presentes nesses eventos, que em geral é encabeçado pelos europeus, a presença de brasileiros tem se ampliado em diversas áreas.

Na Sial China, maior feira de alimentos e bebidas da Ásia, a participação de brasileiros teve aumento de 75% na última edição em relação ao evento no ano anterior -16 para 28.

Na Cebit 2012, principal exposição mundial de telecomunicações e tecnologia da informação que acontece em Hannover, na Alemanha, havia 20% mais executivos e empresários do Brasil do que no ano passado (610 ante 510).

Avener Prado/Folhapress
Christian Toyomoto já visitou quatro vezes a Canton Fair, na China
Christian Toyomoto já visitou quatro vezes a Canton Fair, na China

Já entre as duas últimas edições da Bauma -feira em Munique, na Alemanha, especializada em equipamentos para construção-, o número de brasileiros quase dobrou, de 1.074 para 2.115.

O consultor de importações paulistano Christian Toyomoto, 31, já visitou quatro vezes a Canton Fair, na China. A feira de importação e exportação é realizada desde 1957, duas vezes por ano, na cidade de Guangzhou.

"É preciso planejamento e disposição para participar", diz Tomoyoto. "A viagem dura 30 horas e há centenas de expositores. Costumo andar cerca de oito horas por dia."

Para ele, as vantagens de visitar a feira são o contato com os fornecedores, a grande oferta de produtos no mesmo local, os preços baixos e a possibilidade de atestar, pessoalmente, a qualidade do que pretende importar.

ALEMANHA E CHINA

Nos últimos dois anos, a Trend, agência de turismo especializada em eventos de negócios, registrou um crescimento de 25% em viagens para feiras internacionais.

Segundo Jane Mendes, do departamento de feiras da operadora, os principais destinos dos brasileiros são a Alemanha e a China. Os segmentos de negócios em alta entre os executivos são o de alimentos e bebidas, o do agronegócio, o da construção civil e o de cosméticos.

A Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) tem programas de apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras.

O objetivo é oferecer aos interessados em exportar seus produtos a oportunidade de encontrar o público internacional especializado. A agência custeia parcialmente os gastos com aluguel e montagem dos estandes, produção de material de divulgação e assessoria de imprensa.

No Rio Grande do Sul, o Sebrae faz chamadas públicas para micro e pequenas empresas que queiram participar de feiras internacionais. Os empresários selecionados têm apoio financeiro de 50% no pacote de viagem.

"Há um aumento no número de interessados, o que causa até certo problema, pois nosso orçamento é limitado", destaca Vitor Augusto Koch, presidente do conselho deliberativo da entidade, que levou 75 empresários neste ano para feiras no exterior.

PREPARE-SE PARA AS FEIRAS

Retail's Bis Show
O tradicional evento de varejo do mundo está em sua 102ª edição
Onde Nova York (EUA)
Quando De 10/1 a 20/1

Micam
Principal feira de calçados da Europa
Onde Milão (Itália)
Quando De 3/3 a 6/3

Cebit
Feira especializada em tecnologia da informação, softwares e telecomunicações
Onde Hanover (Alemanha)
Quando De 5/3 a 9/3

Hannover Messe
A feira industrial mais importante do mundo
Onde Hanover (Alemanha)
Quando De 8/4 a 12/4

Canton Fair
A maior feira de importação e exportação do mundo
Onde Guangzhou (China)
Quando De 15/4 a 4/5

Bauma
Feira de máquinas e equipamentos de construção e mineração
Onde Munique (Alemanha)
Quando De 15/4 a 21/4

Sial
Feira especializada em alimentos e bebidas
Onde Xangai (China)
Quando De 7/5 a 9/5

Offprice Show
Feira da indústria da moda
Onde Las Vegas (EUA)
Quando De 17/2 a 20/2

Connections
Feira para profissionais de tecnologia da informação
Onde Dallas (EUA)
Quando 8/1/2013

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag