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08/01/2013 - 14h11

Ex-bancária tenta trazer febre do cupom de desconto para o Brasil

REINALDO CHAVES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O sonho de empreender, um bom contato profissional e uma ideia fizeram a ex-bancária Maria Fernanda Antunes Junqueira, 30, conseguir em três anos abrir uma empresa global que recebeu R$ 23 milhões em investimentos.

A start-up (empresa tecnológica iniciante) CupoNation foi lançada em dezembro no Brasil com a proposta de oferecer cupons de desconto gratuitos de lojas de e-commerces brasileiros.

A iniciativa é capitaneada pelo fundo de investimento alemão Rocket Internet, que também lançou iniciativas gêmeas na Índia e Polônia. Junqueira foi escolhida como diretora-executiva no Brasil.

Alan Teixeira/Divulgação
Maria Fernanda de Azevedo Antunes Junqueira, fundadora e diretora-executiva da CupoNation no Brasil
Maria Fernanda de Azevedo Antunes Junqueira, fundadora e diretora-executiva da CupoNation no Brasil

ESFORÇO PRÓPRIO
Paulistana e formada em administração na FGV (Fundação Getulio Vargas), ela trabalhou até os 27 anos em bancos e então resolveu ir estudar em Chicago. "Fui com economias próprias mesmo, com o sonho de estudar e abrir uma empresa de tecnologia", lembra.

Ela fez especializações de empreendedorismo na Universidade de Chicago e trabalhou em duas start-ups digitais.

A volta para o Brasil foi em julho do ano passado e a rede contatos que ela fez no exterior foi importante para transformar sua história. "Em Chicago conheci um brasileiro empreendedor num encontro de network da universidade. De volta ao Brasil, acabei encontrando ele de novo e numa conversa informal falei das minhas ideias de negócios", conta.

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O amigo de Junqueira também conhecia alguns administradores da Rocket Internet e assim ela acabou sendo apresentada a eles. Ela falou da proposta de criar um site de cupons digitais no Brasil e descobriu que o fundo de investimento tinha um projeto semelhante. "Vivenciei muito nos EUA o sucesso dos cupons. Lá as empresas já os usam há décadas como forma de aumentar as vendas, de experimentação de produtos, fidelizar clientes. E, além disso, esse mercado é pouco explorado no Brasil", comenta.

Em agosto ela já havia sido contratada pela Rocket Internet e o site CupoNation começou a ser estruturado nos três países. A operação brasileira tem dez funcionários e espera dobrar esse número nos próximos meses.

PARCERIAS REPENSADAS
Um negócio semelhante aos cupons de desconto, os sites de compras coletivas, viveram uma verdadeira explosão de vendas em 2011, mas ano passado tiveram sérios problemas e autuações do Procon, principalmente porque as empresas parceiras não entregavam os produtos prometidos.

Junqueira diz estar ciente dessas falhas no mercado, mas afirma que sua empresa não é um site de compras coletivas. Entre as diferenças, ela cita que a CupoNation apenas oferece descontos gratuitos, não exige compras mínimas e cadastro e as ofertas não são rápidas. "A empresa é só uma intermediária na venda. No site temos os códigos dos descontos e ao clicar nele o usuário é transferido para o site da empresa parceira para digitar o código visto e completar a compra", explica.

A receita do site vem da performance de vendas completadas e de publicidade. Hoje são cerca de 200 empresas parceiras e 400 "vouchers" (cupons de desconto) disponíveis. "Nossa meta é ter mil parceiros nos próximos seis meses, mas fazemos associações de longo prazo e selecionamos as empresas que tenham boas condições de entrega", afirma.

Os cupons de desconto começaram nos EUA em 1888 com a Coca-Cola. Segundo a Associação Nacional de Marketing dos EUA, atualmente as lojas distribuem cerca de três bilhões de cupons de desconto.

 

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