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18/02/2013 - 07h01

Veja 5 dicas jurídicas para evitar que sua empresa feche as portas

DE SÃO PAULO

As preocupações com o produto, o consumidor e o concorrente não são os únicos itens essenciais para uma pequena empresa ter sucesso. Detalhes jurídicos também são muito importantes para a sobrevivência de um negócio.

É isso que explica o especialista em direito empresarial para pequenas e médias empresas Mário Inácio Filho, do escritório de assessoria Inácio Ferreira Advogados. "Erros comuns podem e devem ser evitados em toda vida empresarial e, principalmente, nos dois primeiros anos", comenta.

Veja abaixo cinco dicas principais de Filho para evitar prejuízos acarretados com problemas jurídicos.

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1. Cuidado com os contratos
O empresário precisa ter uma atenção muito grande com contratos assinados com os fornecedores. Jamais assine um contrato sem ter a certeza de que entendeu todos os detalhes e de que não haverá prejuízos em caso de desistência ou encerramento imprevisíveis.

"Os contratos devem ser observados em todos os seus detalhes, de preferência, ainda, com auxílio de um profissional jurídico que especificará quais serão as obrigações assumidas e deveres que deverão ser exercidos por ambos os contratantes", afirma.

2. Acordos de trabalho
Um contrato de trabalho bem formulado, visando a especialidade da atividade empreendida, bem como detalhes da região, modo de trabalho e quaisquer outras especificidade que a atividade exija, com certeza, evitará processos trabalhistas e, assim, evitará condenações absurdas que desestruturam a saúde financeira da sua empresa.

"Em um levantamento, realizado dentro do escritório, constatamos que 80% das pequenas e médias empresas encerraram suas atividades antes do esperado porque não gerenciaram, satisfatoriamente, os contratos de trabalhos", comenta.

3. Clientes insatisfeitos
Erros no atendimento ou no produto entregue podem causar processos de reparação de danos. Para o empresário evitar isso e até planejar melhor sua rotina de trabalho é aconselhado que redija contratos com o cliente que vislumbrem todas as especialidades de seu produto, sem deixar de abordar as cláusulas penais para descumprimento e situações em que seu cliente não honrará o pactuado.

"O contrato de sua empresa com seu cliente deve ser o mais claro possível, não sendo possível qualquer margem de dúvidas ou duplas interpretações de cláusula. Nunca reaproveite os contratos disponíveis na internet", recomenda.

4. Antecipe os problemas
Sempre anteveja as situações de risco e os problemas que poderão acontecer durante a negociação, ou durante a venda/execução do serviço e, não se esqueça dos problemas que podem acontecer durante o pós venda. Um problema antevisto será uma situação já prevista em contrato.

5. Consulte uma assessoria jurídica
Contratar uma assessoria jurídica se torna um investimento imprescindível se o empresário pretende evitar erros que podem levar à falência de sua empresa. Procure e consulte uma assessoria que esteja dentro do orçamento de sua empresa.

 

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