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22/05/2013 - 12h11

Estudo americano mostra como identificar executivo "Pinóquio"

DE SÃO PAULO

Pesquisadores americanos fizeram um estudo para indicar como a linguagem das pessoas pode indicar que elas estão mentindo durante uma negociação. Algumas atitudes durante a conversa caracterizam que existem omissões de fatos importantes e desonestidade, como nos exemplos abaixo.

- Uso excessivo da terceira pessoa, como "eles disseram", "eles informaram" ou "foi o que eles me passaram";
- Palavrões, palavras negativas ou emotivas;
- Falas com muitas frases complexas podem indicar que informações essenciais estão sendo omitidas;

Os dados foram detalhados no texto "Evidência para o efeito Pinóquio". De acordo com o coautor da pesquisa, o professor da faculdade de administração de Harvard Deepak Malhotra, a maioria das pessoas admitiu ter mentido em negociações e todos os participantes disseram acreditar que já foram enganados da mesma maneira.

"Nós poderemos melhorar a situação se pudermos detectar e barrar o comportamento antiético", afirmou em entrevista para o site da universidade.

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Maioria dos entrevistados para o estudo disseram que mentem durante negociações para conseguir fechar contratos
Maioria dos entrevistados para o estudo disseram que mentem durante negociações para conseguir fechar contratos
 

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