Site se inspira nos Alcoólicos Anônimos para ajudar empresários
FELIPE GUTIERREZ
DE SÃO PAULO
Da mesma forma que o Alcoólicos Anônimos serve como grupo de apoio para quem tem problemas com álcool, o site norte-americano Start-ups Anonymous (www.startupsanonymo.us) quer ajudar quem se vê às voltas com questões difíceis da vida de empreendedor.
Podem se inscrever no serviço fundadores de empresas que estejam passando por problemas profissionais, como falta de clientes e pressão de investidores. E também questões pessoais (como tempo longe da família).
Profissional dá dicas para impulsinar projetos de plataformas colaborativas
Funcionário é mais perigoso do hacker para empresas
Os gerenciadores do site conectam o usuário com um empresário mais experiente, que é chamado de "ouvinte". As conversas são feitas por Skype - a identidade de ambos é preservada.
Um dos donos do site, o norte-americano R.M., que diz preferir não ter seu nome divulgado para não chamar a atenção, conta que recebeu pedidos de empreendedores do mundo inteiro, mas não revela quantos são e quantas conexões eles criaram.
Ele afirma que os problemas de fundadores de start-ups são muito específicos e, por isso, faz sentido formar um grupo de apoio para esse público. Ele dá alguns exemplos de temas: disputas entre cofundadores, desafios de uma empresa em crescimento e pressões de investidores.
R.M. explica que os empreendedores não conseguem compartilhar essas frustrações com colegas ou mesmo investidores, dada a posição deles.
"Isso pode levar as pessoas a manter internalizadas as emoções", afirma.
Interessados em aderir precisam se alistar no site. "Nós iremos avaliar quem entra, mas estamos abertos a quem precisar de ajuda. Se o problema não for compatível com o que lidamos, indicaremos alguém", diz R.M., que teve uma start-up que faliu.
Marcelo Aidar, professor da Fundação Getulio Vargas, diz que esse tipo de serviço é "um pouco de onda". "É quase como fazer uma terapia sem permitir que o terapeuta conheça sua identidade."
+ Canais
+ Notícias sobre negócios
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade