Publicidade
07/08/2013 - 13h18

Empresários são mais antissociais e quebram mais regras na adolescência, diz estudo

DE SÃO PAULO

Na adolescência, os futuros donos do próprio negócio têm maior tendência a apresentar comportamentos antissociais e a quebrar regras na escola e em casa. A conclusão é de uma pesquisa feita na Suécia, que acompanhou os registros sobre esses empresários durante 40 anos.

Pesquisadores da Universidade de Estocolmo (Suécia) e da Universidade Friedrich Schiller de Jena (Alemanha) analisaram informações registradas sobre cerca de mil crianças de uma cidade sueca de médio porte, acompanhadas por quatro décadas.

Também levaram em conta comportamentos dos participantes, inclusive as regras que eles costumavam quebrar, tanto na adolescência quanto na vida adulta. Arquivos policiais também entraram no levantamento.

Segundo os psicólogos, os resultados indicam que os empreendedores apresentavam maiores tendências antissociais na fase da adolescência. "Os exemplos são: desobediência mais frequentes às ordens dos pais, mais 'cola' em exames na escola, consumo mais regular de drogas ou o furto de bens em lojas", afirmam os pesquisadores.

Entretanto, esses comportamentos tendem a diminuir na fase adulta. "Os dados sugerem que um comportamento adolescente rebelde contra padrões socialmente aceitos e um questionamento precoce sobre essas barreiras não necessariamente levam a uma carreira antissocial ou criminal", afirma Martin Obschonka, um dos autores da pesquisa.

Segundo ele, esse tipo de personalidade "pode ser a base para um empreendedorismo produtivo e socialmente aceitável".

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag