Americano vira bilionário fazendo cerveja artesanal
DE SÃO PAULO
C. James Koch se tornou bilionário produzindo cerveja artesanal. Na última segunda-feira (9), o índice de bilionários da Bloomberg estimou a sua fortuna em mais de R$ 1 bilhão (aproximadamente R$ 2,2 bilhões) pela primeira vez. Koch é fundador da Boston Beer Co.
Nascido em 1949, Koch cresceu em Cincinnati, onde seu pai era um mestre cervejeiro. O negócio de cerveja nacional havia sido dizimada pela Lei Seca no período de 1920 a 1933, quando os Estados Unidos proibiram a produção e a venda de bebidas alcoólicas.
Site que vende vinho com desconto recebe investimento de R$ 3 milhões
Empresários vendem negócios, viram funcionários e enfrentam transição
Anos depois, o surgimento da publicidade televisiva nacional e facilidade de transporte permitiram que os grandes fabricantes de cerveja dominassem o mercado. Sem expectativas de se tornar um mestre cervejeiro, Koch decidiu seguir uma carreira diferente.
Gretchen Ertl - 1º.nov.12/The New York Times | ||
O fundador da Boston Beer, Jim Koch, e Carlene O'Garro, cliente do treinamento dado por ele para pequenos empresários |
Depois de frequentar a Universidade Harvard para a escola de graduação e pós-graduação, Koch foi trabalhar para Boston Consulting Group em 1979, assessorando fábricas de celulose e aço em processos de fabricação.
Quando ele decidiu que queria seguir a sua paixão pela cerveja, havia cerca de uma dúzia de cervejarias artesanais do país, disse Koch.
"Todo mundo achava que eu era louco, como se eu estivesse saindo de consultoria para ir fazer tortas de lama ", afirmou ele à Bloomberg.
Seu plano de negócios original era a venda de US$ 1 milhão de cerveja em cinco anos, empregando oito funcionários.
Quando seu pai percebeu que Koch estava falando sério, eles desenterraram uma receita desenvolvida na década de 1860 por seu tataravô Louis Koch. Ela se tornou a base para o Boston Lager.
Depois de um ano, ele deu dois grandes passos: o lançamento da Samuel Adams e o recebimento de um prêmio de melhor cerveja do país em um festival nacional.
Segundo o site da Bloomberg, misturando a promoção pessoal e anúncios televisivos caseiros, Koch conscientizou as pessoas nas décadas de 1980 e 1990 de que existiam mais cervejas do que as oferecidas pelas principais cervejarias americanas e europeias.
Em 1990, Koch tinha ultrapassado o seu plano de negócios várias vezes, vendendo US$ 21,2 milhões naquele ano. Quatro anos mais tarde, a receita chegou a US$ 128 milhões.
Koch, que é mentor de pequenas empresas por meio de uma instituição filantrópica corporativa, oferece um conselho: "Quando você pensa sobre como iniciar um negócio, as chances de que ele fará você rico são muito pequenas, já as chances de ele fazer você feliz são boas. Então, quando você for começar um negócio, escolha um que vai te fazer feliz. "
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade