Publicidade
05/11/2012 - 09h26

VW prepara nova geração de motores flex, adianta executivo da marca

JOSIAS SILVEIRA
DE SÃO PAULO

Divulgação
Ulrich Hackenberg, vice-presidente executivo da Volkswagen
Ulrich Hackenberg, vice-presidente executivo do Volkswagen

Vice-presidente mundial do grupo Volkswagen, o alemão Ulrich Hackenberg, 62, vive no futuro e não gosta de dar entrevistas. No Salão de São Paulo, porém, ele conversou com a Folha.

O executivo confirmou que a marca prepara surpresas para a chegada do Up!, compacto menor que o Gol. Uma delas é o desenvolvimento do primeiro motor 1.0 turbo com tecnologia flex.

"Estamos em fase avançada de testes, será um três cilindros", adiantou Hackenberg, que comanda os projetos globais do grupo. Só no Brasil, são quase mil funcionários no departamento de engenharia.

Equipado e bom de guiar, Onix quer ser popular de luxo

Ele se diz fã desse novo motor. "Tem baixo atrito interno, além de ser econômico e leve. Com o turbo, fica mais fácil reduzir os níveis de emissões de poluentes. É um grande desafio fazer um motor turbo que funcione com gasolina e com etanol."

Divulgação
Versões da família Up!, futuro compacto nacional
Versões da família Up!, futuro compacto nacional

O Up! entra em produção a partir do final do próximo ano, inicialmente na versão 1.0 aspirada, menos sofisticada, para substituir o Gol G4 Ecomotion (modelo que ainda mantém a carroceria da geração anterior).

Segundo o executivo, a Volks também está trabalhando na adaptação dos motores turbo 1.2 e 1.4 do Polo e do Jetta europeus, para que cheguem aqui também flex. Devem substituir os atuais 1.6 e 2.0 da marca no futuro. Hackenberg também falou do fim da produção da Kombi em 2013. "Estamos preparando um substituto para o modelo", disse, sem revelar detalhes do projeto.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag