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13/11/2012 - 14h23

Populares foram mal em crash test

DE SÃO PAULO

Os resultados dos testes de colisão de 2012 divulgados pelo Latin NCAP revelam que o nível de segurança dos carros vendidos na América Latina segue abaixo dos padrões globais.

Governo prepara plano de incentivo à segurança veicular
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Nesta edição, oito carros foram submetidos ao crash test frontal a 64 km/h --sete deles são vendidos no Brasil.

Entre os populares avaliados, o Renault Sandero básico (sem airbag) e o chinês JAC J3 receberam apenas uma estrela. O melhor do segmento nessa edição foi o Toyota Etios (quatro estrelas).

Vídeo

Entre os carros mais caros, Ford New Fiesta, Honda City, Toyota Etios, VW Polo e Renault Fluence também receberam quatro estrelas. Esse nível considerado "aceitável" na Europa, onde mais da metade dos modelos à venda são cinco estrelas, conceito máximo de avaliação.

Segundo a Proteste, associação de defesa do consumidor e parceira no programa de avaliação de carros, a maioria dos automóveis populares produzidos e comercializados no país estão 20 anos atrás dos europeus, em relação a segurança veicular.

"Não adianta só ter airbag. O automóvel, para proteger os ocupantes em caso de impacto, precisa contar com uma estrutura de carroceria moderna e resistente", afirma Dino Lameira, engenheiro da Proteste.

No entanto, o teste mostra avanços em relação às avaliações de 2010 e de 2011. Mais modelos obtiveram quatro estrelas de segurança, mostrando, inclusive, maior proteção aos passageiros infantis.

Divulgação
Apesar de ter airbags frontais, chinês JAC J3 obteve apenas uma estrela no teste de colisão
Apesar de ter airbags frontais, chinês JAC J3 obteve apenas uma estrela no teste de colisão
 

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