Populares foram mal em crash test
DE SÃO PAULO
Os resultados dos testes de colisão de 2012 divulgados pelo Latin NCAP revelam que o nível de segurança dos carros vendidos na América Latina segue abaixo dos padrões globais.
Governo prepara plano de incentivo à segurança veicular
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Nesta edição, oito carros foram submetidos ao crash test frontal a 64 km/h --sete deles são vendidos no Brasil.
Entre os populares avaliados, o Renault Sandero básico (sem airbag) e o chinês JAC J3 receberam apenas uma estrela. O melhor do segmento nessa edição foi o Toyota Etios (quatro estrelas).
Entre os carros mais caros, Ford New Fiesta, Honda City, Toyota Etios, VW Polo e Renault Fluence também receberam quatro estrelas. Esse nível considerado "aceitável" na Europa, onde mais da metade dos modelos à venda são cinco estrelas, conceito máximo de avaliação.
Segundo a Proteste, associação de defesa do consumidor e parceira no programa de avaliação de carros, a maioria dos automóveis populares produzidos e comercializados no país estão 20 anos atrás dos europeus, em relação a segurança veicular.
"Não adianta só ter airbag. O automóvel, para proteger os ocupantes em caso de impacto, precisa contar com uma estrutura de carroceria moderna e resistente", afirma Dino Lameira, engenheiro da Proteste.
No entanto, o teste mostra avanços em relação às avaliações de 2010 e de 2011. Mais modelos obtiveram quatro estrelas de segurança, mostrando, inclusive, maior proteção aos passageiros infantis.
Divulgação | ||
Apesar de ter airbags frontais, chinês JAC J3 obteve apenas uma estrela no teste de colisão |
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