Peugeot mostra primeiro híbrido popular
FELIPE NÓBREGA
ENVIADO ESPECIAL A GENEBRA
O grupo PSA Peugeot Citröen promete revolucionar o segmento dos carros híbridos como um novo sistema que ajuda a poupar combustível. Batizada de Hybrid Air, a tecnologia foi desenvolvida também para carros de baixo custo, algo inédito até então.
Em vez de um motor extra elétrico alimentado por sofisticadas baterias, como nos caros híbridos convencionais, o protótipo que a Peugeot mostrou hoje no Salão de Genebra traz um sistema menos complexo e até mais eficiente, segundo a empresa.
Equipado com essa tecnologia, o jipinho 2008 equipado com o motor 1.2 é capaz de rodar cerca de 30 km na cidade com apenas um litro de gasolina, cerca de duas vezes mais do que um modelo popular convencional ou até 30% além que um Toyota Prius Hybrid.
O Hybrid Air aproveita a energia dissipada em frenagens, por exemplo, e a comprime em cilindros de ar, que, quando cheios, alimentam o motor por algumas centenas de metros, dispensando nesses trecho o combustível fóssil.
Fabrice Coffrini/AFP | ||
Candidato a primeiro Peugeot a receber o sistema Hybrid Air, 2008 acaba de fazer a sua estreia na Europa; modelo será produzido no Brasil no próximo ano |
O recém-lançado jipinho 2008 deve ser o primeiro modelo Peugeot a receber a tecnologia, prevista para estrear em 2016. Em Genebra, a Peugeot voltou a dizer que o 2008 será fabricado no Brasil no próximo ano, na planta da marca em Porto Real (RJ), após o início da produção na China e na Rússia. A informação foi antecipada pela Folha em setembro do ano passado.
"É um utilitário esportivo urbano e versátil", diz Maxime Picat, diretor-geral da marca. O Hybrid Air deve encarecer o carro em entre 10% e 20% na Europa.
A marca informou que o sistema híbrido também tem possibilidade de ser aproveitado em outros mercados, como o Brasil, onde a maioria dos carros vendidos são compactos de entrada e o consumidor é bastante atento a questões como o consumo de combustível.
Falta ainda o desenvolvimento de componentes para produção em larga escala e projetar uma geração de veículos já próprios para receberem a transmissão específica e os cilindros de alta pressão, que precisam ser acomodados em local protegido e que não roube tanto espaço interno da cabine ou do porta-malas.
Divulgação | ||
Batizada de Hybrid Air, a tecnologia foi desenvolvida também para carros de baixo custo |
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