Publicidade
07/03/2013 - 07h17

Rival do Prisma, HB20 sedã chega em abril

SUELI OSÓRIO
ENVIADA A FOZ DO IGUAÇU (RS)

O segmento dos sedãs compactos segue em expansão. A novidade da vez é o HB20S, versão sedã do compacto Hyundai, que chega às revendas no dia 20 de abril. Seu principal concorrente será o recém-lançado Chevrolet Prisma.

A versão de entrada tem motor 1.0 flex (80 cv) e custa R$ 39.495. O carro sai de fábrica com direção hidráulica, ar-condicionado, airbag duplo, rádio com comandos no volante e acionamento elétrico dos vidros e das travas. O porta-malas tem capacidade para 450 litros de bagagem.

As opções com motorização 1.6 (128 cv) têm preços que vão de R$ 44.995 (Comfort Plus) a R$ 53.995 (Premium com câmbio automático).

Divulgação

Além de disputar mercado com o Prisma, a Hyundai quer concorrer com modelos de nichos superiores, como Ford New Fiesta e Chevrolet Sonic.

A Folha avaliou o HB20S 1.6 Premium com caixa manual (R$ 50.795) em um trajeto urbano. O conjunto apresenta os pontos positivos da versão hatch, como as retomadas rápidas e o baixo nível de ruído a bordo.

O principal ponto negativo também se repete: como a distância entre eixos é a mesma do hatch (2,50 m), os passageiros do banco traseiro têm pouco espaço disponível para as pernas, e não há encosto de cabeça central.

A coluna de direção do sedã traz ajustes de altura e de profundidade, o que ajuda a encontrar uma boa posição para dirigir.

Divulgação

O revestimento da cabine tem detalhes cromados e plásticos pintados na cor prata. A versão testada trazia rodas de liga leve aro 15, acendimento automático dos faróis e sensor de estacionamento traseiro.

O HB20S tem 4,23 m de comprimento, mas parece ser maior devido à linha de cintura elevada e ao perfil alongado. O novo modelo Hyundai é 4 cm menor que o Prisma.

A Hyundai espera vender 40 mil unidades do HB20S nos próximos 12 meses. Segundo a marca, os potenciais consumidores são homens casados com idade de 35 a 50 anos. O mix de vendas deve ser idêntico ao do hatch: 60% para a motorização 1.6 e 40% para a 1.0.

FILA DE ESPERA

A Hyundai continua enfrentando problemas com a fila de espera pelo HB20 hatch, que dura até quatro meses.

Segundo a montadora, o pico de vendas após o lançamento causou o problema. A marca estuda abrir um terceiro turno na fábrica de Piracicaba (SP), mas não antes de 2014.

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag