Rival do Prisma, HB20 sedã chega em abril
SUELI OSÓRIO
ENVIADA A FOZ DO IGUAÇU (RS)
O segmento dos sedãs compactos segue em expansão. A novidade da vez é o HB20S, versão sedã do compacto Hyundai, que chega às revendas no dia 20 de abril. Seu principal concorrente será o recém-lançado Chevrolet Prisma.
A versão de entrada tem motor 1.0 flex (80 cv) e custa R$ 39.495. O carro sai de fábrica com direção hidráulica, ar-condicionado, airbag duplo, rádio com comandos no volante e acionamento elétrico dos vidros e das travas. O porta-malas tem capacidade para 450 litros de bagagem.
As opções com motorização 1.6 (128 cv) têm preços que vão de R$ 44.995 (Comfort Plus) a R$ 53.995 (Premium com câmbio automático).
Divulgação | ||
Além de disputar mercado com o Prisma, a Hyundai quer concorrer com modelos de nichos superiores, como Ford New Fiesta e Chevrolet Sonic.
A Folha avaliou o HB20S 1.6 Premium com caixa manual (R$ 50.795) em um trajeto urbano. O conjunto apresenta os pontos positivos da versão hatch, como as retomadas rápidas e o baixo nível de ruído a bordo.
O principal ponto negativo também se repete: como a distância entre eixos é a mesma do hatch (2,50 m), os passageiros do banco traseiro têm pouco espaço disponível para as pernas, e não há encosto de cabeça central.
A coluna de direção do sedã traz ajustes de altura e de profundidade, o que ajuda a encontrar uma boa posição para dirigir.
Divulgação | ||
O revestimento da cabine tem detalhes cromados e plásticos pintados na cor prata. A versão testada trazia rodas de liga leve aro 15, acendimento automático dos faróis e sensor de estacionamento traseiro.
O HB20S tem 4,23 m de comprimento, mas parece ser maior devido à linha de cintura elevada e ao perfil alongado. O novo modelo Hyundai é 4 cm menor que o Prisma.
A Hyundai espera vender 40 mil unidades do HB20S nos próximos 12 meses. Segundo a marca, os potenciais consumidores são homens casados com idade de 35 a 50 anos. O mix de vendas deve ser idêntico ao do hatch: 60% para a motorização 1.6 e 40% para a 1.0.
FILA DE ESPERA
A Hyundai continua enfrentando problemas com a fila de espera pelo HB20 hatch, que dura até quatro meses.
Segundo a montadora, o pico de vendas após o lançamento causou o problema. A marca estuda abrir um terceiro turno na fábrica de Piracicaba (SP), mas não antes de 2014.
+ NOTÍCIAS SOBRE VEÍCULOS
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade