Com dois motores e consumo de moto, Prius chega por R$ 120,8 mil
FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO
Apresentado oficialmente no Salão de São Paulo, o Toyota Prius começa a ser vendido nas 139 revendas da marca no país. A novidade é o preço oficial do hatch híbrido: R$ 120,8 mil, conforme antecipou a Folha em outubro.
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O maior diferencial do carro é o fato de possuir dois motores, um a combustão normal e outro elétrico, para poupar combustível e potencializar o desempenho em acelerações mais bruscas e impulsionar o veículo quando estiver funcionando exclusivamente no modo elétrico. A potência combinada dos motores é de 138 cv.
Divulgação | ||
O modelo estreia mesmo sem a definição do governo para uma política de incentivos para carros "verdes". Em São Paulo, algumas unidades do carro já rodam como táxi como parte de um projeto experimental.
"Existe uma proposta com o governo que prevê uma cota para a importação de carros elétricos e híbridos sem Imposto de Importação [35%]. Haveria ainda a revisão de tributos como o IPI, o que reduziria os custos. Só quando o segmento tiver volume será possível pensar em desenvolvimento de uma versão flex e de produção local", diz Ricardo Bastos, diretor de relações governamentais da Toyota.
Em 2011, por exemplo, foram emplacados 200 híbridos, somando Ford Fusion Hybrid e Mercedes S400.
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VIDA DURA
Apesar de ser o híbrido de maior sucesso comercial no mundo, o hatch não terá vida fácil por aqui, principalmente por conta do preço similar ao de jipinhos de luxo, como o utilitário esportivo RAV4 (170 cv), também importado do Japão pela Toyota.
Boas referências o Prius até tem, como o título de carro mais econômico à venda no país, segundo teste Folha-Mauá realizado em março. Na cidade, o modelo atingiu média de 20,7 km/l de gasolina, consumo próximo ao de motocicletas.
Isso porque o carro possui diversas formas de acumular energia. A principal delas é o freio regenerativo, que permite acúmulo de energia a cada frenagem realizada pelo condutor, igual aos carros de F-1.
Quando o veículo desacelera ou o freio é acionado, o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética em energia elétrica, carregando tanto a bateria híbrida quanto a bateria regular do Prius.
Segundo a Toyota, esse sistema é particularmente mais efetivo em tráfego urbano, onde as acelerações e frenagem são mais frequentes. Na estrada, o hatch percorreu média de 24,2 km/l de gasolina.
O plano da montadora é vender 50 Prius por mês.
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