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25/04/2013 - 01h06

Conheça algumas curiosidades do mundo dos pesados

DE SÃO PAULO

O primeiro caminhão, construído em 1896 tinha apenas 10 cv e roda a 12 km/h. Hoje o mais potente tem 750 cv. Já os modelos usados na mineração se destacam pelo tamanho gigantesco.

Os pesados também já estiveram em filmes de ação e tem até uma corrida em autódromo só deles. Conheça algumas curiosidades do mundo dos pesados:

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Sylvester Stallone guiou um Autocar 1965 em "Over the Top" ("Falcão, o Campeão dos Campeões")
Sylvester Stallone guiou um Autocar 1965 em "Over the Top" ("Falcão, o Campeão dos Campeões")
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Construído em 1896 pelos alemães Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, primeiro caminhão tinha apenas 10 cv
Construído em 1896 pelos alemães Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach, primeiro caminhão tinha apenas 10 cv
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Ao lado do Caterpillar 797, a Chevrolet Blazer americana parece uma miniatura. A geração atual do caminhão de minério pode ter até 3.900 cv. Os pneus suportam carregar 400 t de minério, além do peso do próprio veículo (624 t)
Ao lado do Caterpillar 797, a Chevrolet Blazer americana parece uma miniatura. A geração atual do caminhão de minério pode ter até 3.900 cv. Os pneus suportam carregar 400 t de minério, além do peso do próprio veículo (624 t)

DEVAGAR E SEMPRE

Quatro rodas de ferro e madeira, uma plataforma e o motor a gasolina com pouco mais de 10 cv. Esses eram os principais componentes do primeiro caminhão da história, construído em 1896 pelos alemães Gottlieb Daimler e Wilhelm Maybach.

Em 1902, a sueca Scania Vabis apresentou um modelo capaz de transportar 1,5 t de carga e atingir a velocidade máxima de 12 km/h.

CINEMA

Em meados das décadas de 1970 e 1980, caminhoneiros e caminhões estiveram em alta nas produções de Hollywood.

Em 1978, Kris Kristofferson interpretou Rubber Duck no policial "Convoy" ("Comboio").

Nove anos depois, Sylvester Stallone guiou um Autocar 1965 em "Over the Top" ("Falcão, o Campeão dos Campeões").

MAQUIAGEM

Quem costuma passar pelos arredores das fábricas de caminhões já deve ter cruzado com um modelo "mascarado".

A fantasia serve para disfarçar um novo produto quando é preciso circular por vias públicas --o mesmo é feito com os carros de passeio na fase de desenvolvimento do produto.

O objetivo é não revelar à concorrência como será o visual de um novo veículo.

Em geral, a camuflagem dos pesados na fase final de testes é feita com lona preta e adesivos quadriculados.

LIGEIRINHOS

Os caminhões preparados que competem na Fórmula Truck têm motores com cerca de 1.000 cv e podem atingir a velocidade de 240 km/h no fim da reta do autódromo de Interlagos.

 

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