Publicidade
04/06/2013 - 11h06

Venda acumulada de carros bate recorde em maio

FELIPE NÓBREGA
DE SÃO PAULO

Foram emplacados em maio 300.614 automóveis e comerciais leves, superando em 136 carros o recorde anterior para o mês, registrado em 2011. No acumulado do ano, as vendas do segmento somam 1,4 milhão de unidades, crescimento de 8,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), que representa cerca de 7 mil concessionários no Brasil.

Enquete: Você está otimista ou pessimista sobre os rumos da economia brasileira?

A média de venda diária, em maio, porém, foi ligeiramente menor que a registrada em abril --11.049 ante 11.173, respectivamente.

Almeida Rocha/Folhapress

Para o presidente da entidade, Flávio Meneghetti, esse fenômeno deve-se aos dois feriados prolongados que marcaram o último mês. "Mas o mercado está estável", declarou em nota.

Apesar do cenário, a Fenabrave não reavaliou as projeções para o ano, o que deve ser feito apenas no início de julho, quando divulgará os resultados do primeiro semestre.

Em março, o setor estimava um crescimento "tímido", de 3,5%. A pressão funcionou e o governo decidiu prorrogar o desconto atual da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) até o final do ano.

Assim, esse tributo para os veículos 1.0, por exemplo, que iria subir de 2% para 3,5%, se manteve inalterado. A alíquota original dessa categoria é de 7%.

O único segmento de automóveis que registrou retração no acumulado do ano (-54%) é o dos modelos equipados com motor acima de 2.0, que ficaram de fora dos benefícios fiscais concedidos pelo governo, por serem considerados elitizados.

Apenas 4.146 unidades desses carros foram emplacadas nos cinco primeiros meses de 2013, menos da metade do volume registrado no ano passado (9.018 unidades).

 

Publicidade

 

Publicidade

 
Busca

Encontre um veículo





pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag