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04/08/2013 - 02h45

Comparativo mostra que Etios e Grand Siena têm muito espaço e pouco luxo

EDUARDO SODRÉ
DE SÃO PAULO

Até 2012, o Fiat Siena seguia a receita básica dos sedãs compactos: um enorme porta-malas capaz de carregar as bagagens de cinco adultos e um interior que mal acomodava um casal com dois filhos pequenos. A cabine oferecia a mesma comodidade de um Palio.

Com o Grand Siena, a marca entrou em um novo segmento. O bagageiro volumoso foi mantido e associado a um interior com espaço equivalente ao de médios como o Toyota Corolla, que custa cerca de R$ 20 mil a mais.

Contudo, os japoneses também movimentaram-se nessa direção, e lançaram o Etios. Quem viaja no banco traseiro da opção sedã desse compacto pode estranhar a simplicidade, mas não terá que reclamar de aperto.

A distância entre eixos é o que faz a diferença nesses carros. No Fiat Grand Siena Attractive, por exemplo, essa medida é 14 cm maior do que nas versões EL do modelo, que, apesar de serem de uma geração anterior, continuam à venda.

Editoria de arte/Folhapress

APELO RACIONAL

Só não se deve esperar por doses elevadas de luxo. Os sedãs crescidos têm apelo racional, com lista de itens de série modesta. A versão mais em conta do Etios vem com direção assistida, freios ABS e airbag duplo, mas o ar-condicionado é opcional.

A versão de entrada do Grand Siena é mais recheada. Além dos equipamentos presentes no Toyota, o Fiat traz vidros dianteiros e travas com acionamento elétrico, computador de bordo e faróis de neblina.

O sedã de origem italiana tem acabamento elogiável. Os instrumentos e as saídas de ar no painel dão a sensação de se estar em um carro de categoria superior -algo que não acontece no Etios.

O painel centralizado do Toyota foi projetado para facilitar a adaptação a diferentes mercados, alguns com volante instalado do lado direito, como o indiano. O resultado não é dos melhores.
Porém, o Etios 1.5 sedã é superior ao Grand Siena 1.4 Attractive em desempenho, e ainda oferece posição de dirigir mais confortável.

Em resumo: o Fiat agrada aos caronas, enquanto o Toyota deixará o motorista mais satisfeito.

Editoria de Arte/Folhapress

Ambos são compras interessantes em sua faixa de preço (R$ 37 mil), mas o comprador deve prestar atenção em todas as opções desse segmento. Por exemplo, a nova geração do Renault Logan chegará em novembro, com evoluções em acabamento.

Campeão em espaço interno, o Nissan Versa custa a partir de R$ 37.390. Há também o Chevrolet Cobalt, cujo preço começa em R$ 38.890. Apesar de menos sofisticados e equipados, todos oferecem dimensões internas similares às dos sedãs médios.

 

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