Inglês é ferramenta de comunicação imprescindível para futuro
ROBERT YOUNG
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Se o mundo acabar em 21 de dezembro de 2012, como muitos acreditam que foi previsto pelos Maias, aqueles que precisam aprender inglês se sentirão aliviados porque finalmente sua luta para compreender a diferença entre o simple past e o present perfect enfim chegará ao final. Mas eu aposto que no dia 22 de dezembro nós provavelmente estaremos por aqui tomando nosso cafezinho matinal, e que você ainda estará matriculado no seu curso de inglês.
Texto escrito não deve trazer vícios da fala
Muito provavelmente o mundo não vai acabar no final desse ano. Mas tem um mundo novo que está vindo em direção ao Brasil, cujo nome é Planeta Globalizado. Este mundo é bastante poderoso e tem força gravitacional suficiente para atrair o gigante colocá-lo no palco como um dos mais novos e mais importantes líderes globais.
E você deve se perguntar "o que isso tem a ver com o present perfect?" Bem, talvez muito. Mesmo que a gramática não te leve para outra dimensão do mundo, a capacidade de se comunicar em inglês é imprescindível para que os brasileiros assumam seu importante papel no novo cenário geopolítico que se apresentará nas próximas décadas.
Este cenário será definido pelos recursos energéticos, pelos que os possuem e pelos que podem ter a vantagem de formar o novo mercado. E adivinha? O Brasil tem tudo isso. Mas você ainda quer perguntar: "Por favor, Sr. Robert, o que isso tudo tem a ver com aprender o present perfect?"
Considerando que o mundo está entrando na sua sala de estar enquanto estamos distraídos conversando, tem tudo a ver. Esta é uma oportunidade de ouro para os brasileiros deixarem de considerar o inglês importante apenas para facilitar as viagens e as compras no exterior, ou bater papo no Facebook.
O inglês será uma ferramenta para compreender como negociar com outras culturas que irão, dentro das próximas décadas, entrar no mercado brasileiro e provavelmente no seu local de trabalho com negócios e oportunidades. Saber dizer "hello, nice to meet you" não será suficiente. O inglês será a ponte entre a sua cultura e a que chega para negociar. Nunca será demais enfatizar isso, já que tantos acordos globais são quebrados devido a simples mal entendidos.
Os brasileiros são grandes comunicadores e deveriam usar este fato a seu favor. Esta habilidade, associada ao domínio do da língua inglesa, irá fortalecer ainda mais a influência do soft-power (poder brando) brasileiro em tudo, desde negociações globais até a criação de novas tecnologias verdes e desenvolvimento de relações diplomáticas.
A expressão "o país do futuro" não é mais um slogan ultrapassado para definir o Brasil. O futuro é agora e sem dúvida o Brasil se lembrará disso a cada ano, à medida que a economia global cresce e se desenvolve.
+ CANAIS
+ NOTÍCIAS SOBRE EMPREGOS
- Raízen abre inscrições para seu programa de estágio
- PWC abre inscrições para seu programa Nova Geração
- Rede de Hospitais São Camilo oferece 46 vagas para trainees
- 74% dos funcionários procuram ou estão abertos a propostas de emprego, diz site
- EDP abre inscrições para seu programa de estágio
- Semdet de São Paulo oferece 200 vagas para cursos gratuitos em 2013
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade