Publicidade
09/11/2012 - 07h00

20% das empresas contratam profissionais aposentados, diz pesquisa

DE SÃO PAULO

Levantamento elaborado pela consultoria Hays aponta que 20% das empresas contratam profissionais já aposentados que voltam ao mercado de trabalho.

52% dos universitários brasileiros trabalham, diz Ipea
Gestores não entendem geração Y, diz pesquisa
Veja dicas para negociar em inglês

O estudo indica também que 50% dessas contratações acontecem em função da necessidade de mão de obra especializada, com vivência na área de atuação e experiência em projetos específicos.

A contratação de profissionais que voltam ao mercado é percebida principalmente em cargos técnicos: 72% das empresas recrutam aposentados para essa função. Outros registros são em cargos de diretoria (33%), gerência (28%), conselho (17%) e presidência (6%).

A motivação, segundo os autores do levantamento, é a falta de mão de obra qualificada no mercado, gerando a escassez de profissionais e forçando as empresas a procurar pessoas com mais experiência.

Ainda de acordo com a análise, os setores que mais contratam profissionais aposentados são serviços (25%), bens de consumo (10%), telecomunicações (8%) e farmacêutico (7%).

Em torno de 70% das contratações são feitas por grandes empresas com faturamento maior que R$ 90 milhões e menor ou igual a R$ 300 milhões.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag