Publicidade
25/11/2012 - 04h00

Não vamos conseguir manter o ritmo das máquinas, diz autor

FELIPE MAIA
DE SÃO PAULO

"Você está prestes a se tornar obsoleto." É o que diz o italiano Federico Pistono, 26, na introdução do seu livro "Robots Will Steal Your Job, But That's OK: How to Survive the Economic Collapse and Be Happy" (robôs vão roubar seu emprego, mas tudo bem: como sobreviver ao colapso econômico e ser feliz).

MBAs mudam para contemplar mais empreendedorismo
Aluno de MBA tem que ter contato com prática
Cursos de MBA estão com os dias contados
Perguntas estranhas são tendência em seleção, afirma escritor
Confira vagas de estágio, trainee e concurso público nesta semana

Ele tenta mostrar que a inteligência artificial fará com que parte da população não tenha trabalho no futuro.

Pistono é formado em ciência da computação pela Universidade de Verona e graduado pela Singularity University, instituição que fica em um centro da Nasa na Califórnia e tem o objetivo de formar "líderes que querem desenvolver soluções inovadoras para desafios globais".

Alessandro Shinoda/Folhapress
Federico Pistono, autor do livro "Robôs vão roubar seu emprego, mas tudo bem: como sobreviver ao colapso econômico e ser feliz "
Autor do livro acredita que robôs vão ocupar trabalhos de profissionais

*

Folha - Antes as pessoas trabalhavam no campo, depois em fábricas e, hoje, na frente do computador, mas sempre se adaptaram. Por que seria diferente agora?

Federico Pistono - A tecnologia avança tão rápido que não poderemos nos adaptar. O avanço é exponencial e nós pensamos de modo linear. Não vamos conseguir manter o mesmo ritmo das máquinas. E por que deveríamos lutar contra isso? Podemos usar a tecnologia para melhorar nossas vidas em vez de lutar contra ela para manter empregos.

Como viver sem um emprego?

Usando a tecnologia, você pode obter energia, usando o sol ou o vento, capturar e tratar a água e cultivar comida. Isso pode reduzir nossa dependência de dinheiro.

A tecnologia, com a internet móvel, não nos faz trabalhar mais?

Em muitos aspectos, usamos a tecnologia para nos machucar, para trabalharmos mais e ter menos tempo livre. Deveríamos parar. O futuro pode ser devastador, ou pode ser maravilhoso, se mudarmos nossa mentalidade.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag