Publicidade
31/12/2012 - 06h01

Consultor dá dicas para identificar se é preciso mudar de emprego em 2013

DE SÃO PAULO

Muitas pessoas incluem em suas resoluções de Ano Novo a decisão de mudar de trabalho. Mas essa decisão não é simples, pois pode envolver fatores financeiros, mudança de rotina, discussões familiares, troca de cidade, entre outras ações.

A taxa de desemprego nas seis regiões metropolitanas pesquisadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) ficou em 4,9% em novembro, percentual historicamente baixo. Mesmo assim, há sinais que devem ser verificados antes da decisão de mudar.

Essa é a opinião do consultor e professor da Fundação Getulio Vargas Paulo Yazigi Sabbag, que cita cinco fatores principais para a decisão. O primeiro passo que ele orienta é avaliar o tipo de estresse que o profissional está exposto no dia a dia.

Profissionais contam como planejaram e mudaram de carreira
Mulher é demitida nos EUA por ser "muito atraente"
Livro ensina auto-hipnose para passar em concurso

Eustresse X Distresse
Para o especialista, que é autor do livro "Resiliência: competência para enfrentar situações extraordinárias na vida profissional" (Campus/Elsevier, 216 págs., R$ 49,90), o estresse chamado de "eustresse" é considerado bom no trabalho.

"É a sensação quando enfrentamos desafios que nos deixam revigorados, chegam a passar uma sensação de rejuvenescimento. Todo o trabalho exige sacrifícios e esforços, mas existem aqueles que trazem satisfação pessoal", analisa.

Já o estresse no trabalho considerado ruim é conhecido como "distresse". Isso significa a frustração de realizar uma função indesejada, que produz naturalmente mais cansaço no profissional.

"Isso aumenta a vulnerabilidade para doenças, os gastos com saúde e os afastamentos. Uma série de males e doenças surgem, como dores de cabeça, enxaqueca, gastrite e depressão", comenta.

Procrastinação
Outro sinal para a decisão de mudar de trabalho é a procrastinação de atividades rotineiras no ambiente de trabalho e até em casa. O profissional se sente tão cansado e desmotivado que passa a adiar compromissos importantes.

"Também podemos citar a sensação de que o trabalho é um fardo pesado. O emprego tido apenas como algo para pagar as contas é outro aspecto negativo. Acordar de manhã sem vontade de trabalhar, por fim, sinaliza que algo vai mal", completa com os três últimos sinais.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag