Publicidade
31/12/2012 - 13h00

Pintor diz que esperar inspiração para criar é para amadores

DE SÃO PAULO

Um livro publicado em 2012 pelo artista plástico Joe Fig pretende entender como funciona o processo criativo de artistas plásticos. O livro, "Inside the Painter's Studio".

Mulher é demitida nos EUA por ser "muito atraente"
Executivos esperam desemprego em queda em 2013, aponta estudo
Veja os cargos de gerência que vão estar em alta em 2013

Entre os está o fotógrafo e pintor Chuck Close, que apesar de ter ficado parcialmente paralisado após uma compressão da medula espinhal, em 1988, ele continua ativo.

Na sua entrevista ele valoriza o esforço e a busca de um método para trabalhar e coloca isso em oposição à espera por uma inspiração. Veja trechos de suas respostas.

"Nunca fui uma dessas pessoas que precisam ter uma situação perfeita para pintar. Eu posso fazer arte em qualquer lugar, a qualquer momento, não importa. Conheço muitos artistas para quem ter o espaço perfeito é essencial. Eles perdem anos arrumando, construindo e ajeitando o lugar e depois partem para fazer um outro. Parece ser uma maneira de não ter que trabalhar. Eu faço quadros enormes em quartos minúsculos, garagens, o que for."

Chuck Close/Reprodução
Fotomontagem à base de nove Polaroids de Chuck Close, chamada "Georgia"
Fotomontagem à base de nove Polaroids de Chuck Close, chamada "Georgia"

"Inspiração é algo para os amadores --o resto das pessoas simplesmente aparece e começa a trabalhar. Acredito que por meio do trabalho é possível topar com novas possibilidades e abrir portas que nunca seriam abertas se você estiver parado buscando a grande ideia. O processo, de uma certa forma, é liberador."

"Hoje, você vai fazer o que estava fazendo ontem, e amanhã vai fazer o que está fazendo hoje por um período de tempo. Quem continua nessa vai chegar a algum lugar."

"Eu nunca tive bloqueio criativo na minha vida."

"A apropriação produz trabalhos interessantes. Mas para mim, o mais interessante é se colocar em um lugar onde não há respostas de outras pessoas. Se vê que nessas circunstâncias se chega a soluções próprias. Nossa sociedade é bastante orientada em resolução de problemas. É muito mais interessante participar de debates de "criação de problemas": fazer perguntas interessantes e buscar respostas adequadas à essas questões que vão te levar a lugares onde, logo, você estará só, e esses são os melhores lugares para se estar."

"Sempre tem a questão de se é possível ou desejável nos livrarmos de influências, dado que tudo que criamos é um amálgama de nossas experiências, sem as quais não conseguimos chegar a "novas" ideias."

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag