Publicidade
10/01/2013 - 17h19

Site seleciona os erros 'fatais' durante entrevistas de emprego

DO VALOR

Além de um currículo atraente, o comportamento apresentado na entrevista de emprego pode ser decisivo para conseguir a vaga desejada. Mostrar-se desinteressado e errar na linguagem corporal podem ser erros considerados 'fatais" por recrutadores, de acordo com uma pesquisa da CareerBuilder.

Mulheres preferem chefes homens, aponta levantamento de site de paquera
Empresa de software abre 30 vagas com salários de até R$ 12 mil
´Confira 11 jeitos de se vestir para ir ao trabalho

As principais falhas apontadas por cerca de 60% dos entrevistados são deixar de demonstrar interesse pela vaga, atender o telefone ou mandar mensagens de celular durante a entrevista e vestir-se de forma imprópria. Além disso, falar mal da empresa em que trabalha ou do ex-empregador foi considerado prejudicial por 58% dos recrutadores e não ser capaz de fornecer exemplos concretos quando questionado, por 34%. A pesquisa falou com 2.600 gerentes e 3.900 funcionários americano.

A linguagem corporal também é importante: para 72%, evitar olhar o entrevistador nos olhos durante a entrevista é fatal. Não sorrir em nenhum momento é um erro grave de acordo com 42%, e um número parecido (38%) acha que uma postura ruim também pode custar o emprego. Por fim, é bom prestar atenção até no aperto de mão, já que 28% acham que, se o gesto não demonstrar força, o candidato tem menos chances.

"Uma entrevista de emprego pode ser uma das experiências mais desesperadoras que há, então é importante planejar e treinar", diz a vice-presidente de RH da CareerBuilder, Rosemary Haefner. Como dica de preparação, ela sugere que o candidato simule uma entrevista com algum amigo, para treinar as respostas tanto de questões esperadas quanto de perguntas surpresas. "Pesquise a empresa antes e pense em respostas que incorporem a sua experiência prévia. Quanto mais preparado estiver, mais difícil será cometer erros", diz.

A preparação pode ser importante para evitar alguns erros inusitados de candidatos, que foram citados pelos recrutadores que participaram da pesquisa como os mais estranhos de 2012.
Confira alguns:

- O candidato disse que precisou deixar um emprego em um banco porque ele se sentia constantemente tentado a roubar dinheiro

- O candidato negou que estava com o celular mesmo quando era possível ouvir o aparelho tocando na pasta dele

- A candidata pegou todas as balas disponíveis em uma jarra na sala do recrutador e guardou-as no bolso

- O candidato comentou que faria tudo o que fosse necessário para fazer o trabalho - dentro ou fora da lei

- O candidato abraçou o presidente da empresa

- A candidata pediu para adiar o início do emprego para poder receber presentes de fim de ano na empresa em que estava

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag