Publicidade
17/02/2013 - 06h02

'E-mail se tornou uma péssima lista de tarefas', diz empresário

FELIPE MAIA
DE SÃO PAULO

"As pessoas usam o e-mail como uma péssima lista de coisas a fazer", diz Gentry Underwood, presidente da empresa americana Orchestra. A companhia lançou no começo do mês um aplicativo para iPhone chamado Mailbox, que tem o objetivo de fazer com que a caixa de entrada esteja sempre "limpa".

Isso acontece sem que o usuário apague todas as mensagens -é possível programar um e-mail para que ele volte a aparecer no momento desejado, porque o internauta optou por respondê-lo depois ou porque precisa se lembrar de algo mais tarde.

Aprenda a ousar na hora de escolher a roupa de ir ao trabalho; veja 11 modelos
Jovens demoram muito para atualizar currículo, diz estudo
Profissionais de 'base' receberam reajustes maiores

Veja trechos da entrevista.

Folha - Por que o e-mail se tornou "uma péssima lista de coisas a fazer"?
Gentry Underwood - O e-mail é o modo mais fácil de alguém mandar a gente fazer algo, então ele acaba virando uma lista de coisas que outras pessoas gostariam que nós fizéssemos. E nós também o usamos muito para nos lembrarmos de fazer algo, porque sabemos que uma hora ou outra vamos checar nossas mensagens.

O que acontece é que, às vezes, nós nos perdemos em meio a tantas mensagens...
Queremos tirar vantagem do fato de as pessoas checarem constantemente seus e-mails pelo smartphone. O que acontece é que as pessoas usam o celular para fazer uma triagem dos e-mails, e filtrar o que é importante. A ideia é deixar essa tarefa menos angustiante. Em vez de apenas marcar algo como 'não lido' para lembrar-se disso depois, ou marcar aquele e-mail como importante, é possível programar a mensagem para que ela volte à sua atenção no momento certo.

Tem muita gente que aposta na morte do e-mail, e sua substituição pelas redes sociais, até no mundo corporativo. O que o senhor acha disso?
Ouvimos falar disso há muito tempo, mas o que está acontecendo é uma especialização nos meios usados pelas pessoas. Mesmo que você fale com a mesma pessoa, usa o e-mail quando quer que ela faça algo, uma mensagem de celular para uma conversa informal ou o Facebook para uma interação rápida. O e-mail ainda é o modo de comunicação oficial na internet, o que precisamos é tornar o gerenciamento de mensagens menos frustrante.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag