Publicidade
21/02/2013 - 07h00

Veja 5 dicas para procurar emprego com o uso de redes sociais

DE SÃO PAULO

Empresas e consultorias de RH (recursos humanos) usam rotineiramente as redes sociais para divulgar suas oportunidades de emprego. Segundo estudo da empresa Scup, plataforma de monitoramento e gestão de mídias sociais, apenas entre os dias 21 de janeiro e 3 de fevereiro foram 11.544 anúncios no Brasil.

Karen Bleier/AFP
Redes sociais como o Facebook diariamente divulgam vagas, mas busca precisa de oportunidades torna o acesso mais rápido
Redes sociais como o Facebook diariamente divulgam vagas, mas busca precisa de oportunidades torna o acesso mais rápido

Segundo o diretor de mídias sociais do Kekanto, Ricardo Azarite, há formas das pessoas usarem melhor as redes sociais para encontrar seu emprego. Veja abaixo cinco dicas.

Twitter é a rede social com mais vagas de emprego
Seleção para emprego é muito parecida com paquera, diz estudo
Empresas agem para reduzir uso de e-mail entre funcionários

1. Aprenda a usar buscas
Segundo Azarite, as buscas nas redes sociais podem ser sempre refinadas. Por exemplo, a expressão "oportunidades de emprego" traz vários posts que necessariamente não falam de vagas de emprego.

"O candidato tem que ir testando as melhores palavras ou expressões para encontrar a vaga que deseja. Gastar uma tarde com isso já resolve", orienta.

O Twitter, por exemplo, tem ferramentas de semântica de busca que auxiliam na procura. A palavra "OR" entre duas palavras traz todos os posts que contenham uma ou outra. Já uma palavra entre " " traz todos os posts que tenham exatamente a expressão, como "analista de crédito". Também é possível misturar os dois comandos: "analista de crédito" OR "analista financeiro".

E o Twitter tem o comando "-" para eliminar todos os posts que tenham a palavra, como "-temporário", que vai trazer todos os posts não relacionados com vagas temporárias.

2. Uso de feeds
Cada área profissional ou rede social tem palavras-chave de buscas mais fortes. O usuário das redes sociais pode usar os recursos RSS para criar "feeds" de notícias que lhe interessarem.

"Sites como blogs e o Twitter têm isso. O usuário recebe um aviso automático quando o assunto que deseja aparece", explica.

3. Cuidado com seus perfis
As empresas e RHs já monitoram as redes sociais dos candidatos, portanto, é esperado que a pessoa tenha um perfil semelhante à empresa ou vaga escolhida.

Em redes sociais mais profissionais, como o LinkedIn, também se exige mais seriedade. Além disso, se verifica quais grupos o usuário assina e como é sua participação.

"Perfis no Twitter ou Facebook que só têm besteiras ou mesmo conteúdo não ético ou preconceituoso tendem a barrar a contratação", diz.

4. Mantenha dados atualizados
Informações acadêmicas e profissionais atualizadas também devem constar nas redes sociais dos candidatos. "Pode ser um chamariz maior ou item de eliminação de candidatos", analisa.

5. Não ficar restrito a uma opção
Redes sociais como Twitter têm mais vagas porque são mídias sociais feitas para divulgação rápida. Porém, dependendo da área profissional as vagas podem estar em mais locais da internet.

"O candidato deve olhar todas as redes sociais populares, como Facebook, Twitter, Google +, Orkut, entre outras. Também deve-se ficar atento para blogs profissionais e grupos de discussão."

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag