Veja 4 dicas para ter uma conversa difícil no trabalho
DE SÃO PAULO
Aline Castro é "coach" (treinadora), consultora de comunicação e professora convidada da Fundação Getulio Vargas.
Ela faz treinamentos organizacionais de comunicação, solução de conflitos, negociação e inteligência social e dá treinamentos, workshops e cursos em empresas de todo o Brasil. A especialista dá dicas das melhores táticas para uma conversa difícil no trabalho.
Dico Kremer/Divulgação | ||
A coach Aline Castro orienta sobre conversas difíceis |
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MONTANHA-RUSSA
Se for pego de surpresa e o sangue ferver, prefira pedir alguns minutos para retomar a conversa. Nenhuma decisão deve ser tomada em desequilíbrio emocional, seja de raiva ou de euforia
SOLUCIONÁSTICA
Justificar um problema com outro problema, além de ser uma atitude infeliz, dificulta a conversa. Enxergue saídas e estimule seu interlocutor a fazer o mesmo -a troca pode se tornar um processo criativo
PREPARE-SE
Estar pronto para uma conversa implica ter controle das emoções, estar motivado e ser sociável. Se você tem problemas de controle, talvez valha a pena estudar sobre inteligência emocional
INSPIRE E RESPIRE
Parece básico, mas é a chave para controlar a ansiedade. Tendemos a respirar menos em situações inesperadas e isso dificulta a comunicação. A respiração longa e profunda ajuda a acalmar o corpo
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