'Home office' foca em resultados; justa causa exige procedimentos burocráticos
DE SÃO PAULO
Em função do aniversário da CLT, que completa 70 anos nesta quarta-feira, a Folha aborda alguns temas passíveis de debate. Confira as discussões acerca da jornada de trabalho realizada em casa e da demissão.
Lição de casa é o controle
Em 2011, o texto da CLT foi alterado para que o controle da jornada feito dentro da empresa ou fora dela -no "home office"- fosse semelhante. Portanto, essa questão está resolvida, diz o juiz Jorge Souto Maior.
Veja as 10 empresas dos sonhos dos executivos brasileiros
Veja 4 dicas jurídicas para uma pequena empresa exportar
Quase todos os executivos brasileiros se alimentam mal; 18% sofrem de ansiedade
Ze Carlos Barretta/Folhapress | ||
Edneusa Miguel é gerente e afirma que trabalha de casa uma vez por semana |
A gerente de relações do trabalho da CNI, Sylvia Lorena, discorda. "Não há especificação de como deve ser o controle de frequência. Se [o profissional] trabalha de casa, verifica-se isso pela realização de tarefas."
É o que acontece com a gerente Edneusa Miguel, 37, que trabalha de casa uma vez por semana. "Para meu chefe, o importante são os resultados." Ela diz que nesses dias dedica-se mais horas, mas não se sente lesada por isso.
Justa causa gera dúvidas
Se uma empresa descobre que um funcionário desviou dinheiro precisa provar, de alguma maneira, a culpa do trabalhador. Só um boletim de ocorrência não basta. Mas são poucos os empregadores que sabem disso.
Esse é um dos exemplos de como as empresas podem não saber aplicar demissões por justa causa. "A lei não explica como proceder", diz o desembargador Cordeiro. Ele afirma que muitas dispensas feitas dessa forma são revertidas na Justiça por falhas no processo.
Acordos sindicais também geram questões trabalhistas. Há metalúrgicos, por exemplo, que não podem ser demitidos a menos de um ano e meio da aposentadoria.
+ CANAIS
+ NOTÍCIAS SOBRE NEGÓCIOS
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade