Publicidade
14/06/2013 - 17h26

Pedir salário com números precisos é a melhor opção, diz professor da Columbia

DE SÃO PAULO

Negociar um salário de R$ 7.565 poderá até soar estranho para o entrevistador, mas pode ser que dê certo. Segundo pesquisadores da Columbia Business School, ao trocar os números arredondados pelos precisos as chances de receber uma contraoferta aumentam.

A explicação, de acordo com Malia Mason, líder do estudo, é porque negociar com precisão levará a outra parte a acreditar que a pessoa tenha feito alguma investigação sobre o número e por isso optou por ele.

Shutterstock
Levantamento mostra que usar números precisos é melhor
Levantamento mostra que usar números precisos é melhor

Na prática, ao dizer para alguém que há 53 pessoas em um auditório, quando seria mais comum afirmar que há 50, o ouvinte pode acreditar que aconteceu uma contagem.

Site aluga mesas vazias em empresas para "free-lancers" solitários
Brasileiros equilibram tempo gasto com trabalho e vida pessoal
Petrobras é condenada a indenizar ex-funcionário com câncer

Mason, que dá aulas de negociações gerenciais na Columbia, explicou ao site "Business Insider" que em resumo quanto mais preciso o número, maior a probabilidade de parecer estar correto.

Em um experimento, o professor pediu para 130 pessoas negociarem o preço de um carro usado. O resultado foi que aqueles que optaram por um preço redondo acabaram pagando U$ 2963 mais do que os deram opções mais específicas sobre o valor desde o início.

O estudo será publicado na edição de julho do "The Journal of Experimental Social Psychology".

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag