Publicidade
14/07/2013 - 01h11

Profissionais trabalham de madrugada para estimular a criatividade, mas saúde fica em risco

REINALDO CHAVES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Um telefone que não toca costuma ser motivo de muita preocupação para os empresários -indica falta de clientes. Mas profissionais como a estilista Helô Rocha, 32, adoram essa calmaria.

"Já cheguei a virar noites trabalhando e ir direto a uma reunião pela manhã. Meu horário preferido para criar é de madrugada. Já fiz coleções inteiras nesse horário", conta.

'Estar cansado pode catalisar a criatividade', diz autor
Trabalhar na penumbra estimula a criatividade
Abercrombie não deixa funcionários usarem roupas pretas para trabalhar

Eric Epstein, 35, autor do livro "The 24-Hour Genius" (o gênio de 24 horas, em tradução livre), lançado em junho nos EUA, defende que trabalhar por longos períodos aumenta a criatividade.

Na obra, o professor da Universidade Columbia relata casos como de Bill Gates, que atingiu feitos como a criação de novos softwares ao se concentrar por noites a fio.

Na visão de Epstein, quando alguém tem um projeto para terminar, pode ser melhor passar a noite trabalhando.

Marlene Bergamo/Folhapress
Helô Rocha, da marca Têca, cria na noite
Helô Rocha, da marca Têca, cria na noite

"A criatividade exige que estejamos abertos a novas ideias, mesmo as que parecem bobas. Isso acontece mais quando estamos exaustos", afirma.

A necessidade de finalizar projetos complexos em prazos curtos e a oportunidade de trabalhar mais relaxado levam Marcelo Gomes, 24, líder de desenvolvimento da empresa de softwares Betalabs, a trocar o dia pela noite com frequência.

"Você mergulha no que está fazendo, na criação de sistemas. Durante o dia o trabalho é mais picotado, por causa das interrupções. É mais difícil retomar o raciocínio."

O coordenador do centro de empreendedorismo do Insper, Thiago de Carvalho, afirma que está se tornando mais comum o trabalho durante as madrugadas, principalmente para profissionais que lidam com criatividade ou em pequenas equipes.

Marlene Bergamo/Folhapress
Luan Gabellini (à esq.), Marcelo Gomes (centro) e Felipe Cataldi, da Betalabs
Luan Gabellini (à esq.), Marcelo Gomes (centro) e Felipe Cataldi, da Betalabs

Um estudo do biólogo Christoph Randler, publicado em 2000 pela revista "Harvard Business Review", já tinha concluído que quem trabalha à noite é mais criativo. Porém, os mais produtivos são aqueles que começam na manhã, diz a pesquisa.

"É importante diferenciar quem faz isso porque gosta daqueles que precisam. Esse segundo caso ocorre muito com empreendedores que mantém um emprego no horário comercial e à noite trabalham na criação de seu negócio", comenta Carvalho.

Esta foi a situação do dono da agência de publicidade Add-On Media, Lierson Mattenhauer, 26. No começo da carreira, ele conciliou o emprego com o projeto de sua companhia e não parou mais.

Marcelo Justo/Folhapress
Lierson Mattenhauer, diretor de criação e dono da agência Add-On Media
Lierson Mattenhauer, diretor de criação e dono da agência Add-On Media

Seu ritual para trabalhar na alvorada é ouvir "rock and roll no talo", consumir bebidas energéticas e comida congelada e desenhar muito.

"Costumo ir dormir às 4h e acordar às 9h. Já fiz um site inteiro numa noite só."

Entretanto, a prática pode gerar problemas. O ilustrador e cartunista Franco D'Angelo Bergamini, 38, conhecido como Kako, já foi até para o hospital por trabalhar muito de madrugada. Por ficar muito tempo sentado, ele acabou com uma hérnia nas costas.

Para reverter isso, ele decidiu desenhar no máximo até as 2h e só ultrapassa esse limite quando tem um projeto grande para entregar.

Kako não teve dificuldades para convencer a família da necessidade de ser um notívago. Sua mulher é a confeiteira Carla Ikeda, 37, que faz bolos decorados e também prefere a noite ao dia.

"Gostamos de dormir até as 11h. Na madrugada, escutamos música, tomamos café descafeinado e fazemos lanches enquanto produzimos", conta Ikeda.

Kako também pondera que os compromissos de negócios não somem de sua vida. "Tenho de ir ao banco e fazer reuniões com clientes do mesmo jeito, de manhã ou tarde. Por isso também faço o esforço de acordar cedo às vezes."

Por isso, os madrugadores precisam se planejar, diz Fabio Ravazi Gerlach, consultor do Sebrae-SP. Para ele, trabalhar à noite é perigoso.

"A pessoa precisa ter muito claro o que vai fazer nesse horário. Esse período do dia mais calmo pode dar a falsa impressão de que tudo é mais fácil", comenta.

Ele recomenda que o empreendedor primeiro organize suas tarefas da semana, prevendo as atividades em todos os horários e sua duração. "Só assim vai existir tempo para a criatividade."

Outra característica comum dos adeptos do trabalho nas madrugadas é realizar exercícios físicos para suportar a carga de tarefas.

Fabio Braga/Folhapress
Carla e Kako acordam após noite de trabalho
Carla e Kako acordam após noite de trabalho

Mattenhauer, por exemplo, corre ou joga futebol à noite e depois vai trabalhar. A pneumologista Lia Rita Bittencourt, coordenadora do Instituto do Sono (ligado a Unifesp), confirma que os exercícios próximos da hora do trabalho ajudam na produção de substâncias como a endorfina e a serotonina.

"Isso ajuda manter a pessoa desperta na madrugada e depois contribuem para o sono na manhã seguinte. Não se deve abrir mão de dormir, mesmo trabalhando de madrugada. O sono ajuda a evitar uma série de doenças."

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag