Publicidade
11/08/2013 - 01h15

Indústria tenta atrair alunos de gastronomia

FELIPE MAIA
DO EDITOR-ADJUNTO DE "CARREIRAS"

Marcelo Bergamo, coordenador do curso de gastronomia da Universidade Metodista, dá aulas há dez anos e não se lembra de ter tido um aluno com vontade de trabalhar na indústria de alimentos. O sonho dos estudantes é mesmo atuar em restaurantes.

"A indústria não tem apelo. Eles gostam de cozinhar, preparar pratos, servir os clientes", afirma.

Empresas agem como manada, aponta pesquisa
Pesquisadores apontam efeito do azar na carreira
Veja dicas para fazer 'networking'

A BRF, maior empresa de alimentos do país, resultado da fusão da Sadia e da Perdigão, quer mudar esse cenário e atrair alunos desse curso.

"Poucos deles têm a clareza de que uma empresa pode ser uma alternativa de carreira", afirma a diretora de marketing Christiane Dorigon.

A fabricante lançou um concurso chamado Chef do Futuro, que vai selecionar seis estudantes das faculdades Anhembi Morumbi, FMU e Senac São Paulo para treinamentos na empresa. Um deles será selecionado para fazer estágio na corporação e um curso na Cordon Bleu, tradicional escola de culinária em Paris. Há possibilidade de contratação após o processo.

Para participar, é preciso criar um produto inovador para a área de alimentação fora do lar. As inscrições vão até 10 de setembro.

Leonardo Maciel, 27, trabalhou seis anos em restaurantes e migrou para a área corporativa. Hoje, atua como consultor na BRF. Ele treina equipes que vendem produtos para bares e restaurantes.

O jovem admite sentir saudades do dia a dia da preparação de pratos. "Quase não tenho mais rotina na cozinha, mas estou tendo uma outra visão do mercado", afirma Maciel, lembrando que ficava "15 horas em pé em uma cozinha, em um ambiente quase insalubre".

Leonardo Soares/Folhapress
Leonardo Maciel trabalhava em restaurantes, mas trocou por uma vaga na BRF
Leonardo Maciel trabalhava em restaurantes, mas trocou por uma vaga na BRF

Michele Novembre, coordenadora do curso de gastronomia do Senac, diz que outra área de atuação em alta é a de consultoria.

"Muitos empreendedores que não são da área resolvem abrir um restaurante e precisam de ajuda para dimensionar a estrutura, a compra de equipamentos e o tipo de cardápio", conta.

Segundo ela, a média salarial para recém-formados é de cerca de R$ 1.000 e passa para algo em torno de R$ 2.500 após dois anos de experiência.

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag