Publicidade
18/08/2013 - 01h56

Programas técnicos de trainee preparam recém-formados para liderar produção

FELIPE MAIA
EDITOR-ADJUNTO DE "CARREIRAS"
REINALDO CHAVES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O engenheiro metalúrgico Ely Araújo Junior, 28, diz que "gosta mesmo é de produção" --ele classifica o processo de fabricação do aço como algo "agressivo" e "bonito de se ver". Mesmo com essa paixão pela parte técnica da profissão, ele teve de aprender noções de liderança para coordenar 130 pessoas em uma usina da Votorantim.

Para atrair estudantes como Junior, mais interessados no aspecto técnico do trabalho do que em uma carreira executiva, companhias estão criando programas de trainee para a área operacional.

Metade dos profissionais de até 25 anos quer mudar de emprego
Caça-talentos dá dicas para encontrar vaga pela web
Trainee pula etapas, mas é mais cobrado; veja inscrições abertas

Zé Carlos Barretta/Folhapress
Engenheiro Renato Dias, 24, em canteiro de obras de SP
Engenheiro Renato Dias, 24, em canteiro de obras de SP

Ao contrário do sistema tradicional, que tem o objetivo de formar líderes mais generalistas, voltados a negócios, essas iniciativas buscam preparar os jovens para comandar a operação em áreas específicas.

"Escolhemos quem realmente gosta de metalurgia ou de estar em uma mina", diz Leni Hidalgo, gerente do Grupo Votorantim, que criou esse programa há dois anos.

"Um trainee técnico não pode querer trabalhar na rua Amauri [local nobre de São Paulo onde fica a sede da companhia]."

Essa tendência é mais forte em empresas do setor industrial e de infraestrutura, mas também aparece no setor financeiro.

"São aqueles negócios que dependem de profissionais altamente especializados e precisam fazer os estudantes se interessarem por liderar processos industriais", afirma Carla Esteves, diretora da empresa de recrutamento Cia de Talentos.

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Engenheira Renata Carvalho participou de treinamento em fábricas da Basf
Engenheira Renata Carvalho participou de treinamento em fábricas da Basf

A fabricante de produtos químicos Basf criou o programa para se antecipar a uma possível falta de profissionais, dada a dificuldade de encontrar engenheiros qualificados no Brasil.

Renata Carvalho, 26, conta que se candidatou a uma vaga no processo "depois de avaliar o contexto geral do país, que precisa de mais profissionais de produção".

Durante dois anos, ela passou por diferentes fábricas da empresa. "Aprendi principalmente sobre como melhorar processos fabris", conta.

ESPAÇO FÍSICO

Enquanto nos programas tradicionais os trainees passam por várias áreas da empresa para ganhar uma visão ampla do negócio, no caso dos técnicos eles costumam se dedicar a apenas um departamento por até dois anos.

Camila Lombardi, gerente de RH do Itaú BBA, conta que a ideia de criar esse sistema surgiu porque "muitos estudantes já chegavam à empresa com a certeza do que queriam e ficavam chateados de atuar em outras áreas".

"Do ponto de vista do banco, o programa tradicional prevê que o trainee fique só três meses em cada setor, o que torna difícil o aprendizado em áreas mais técnicas, como a tesouraria."

A empresa recebe 3.900 inscrições de candidatos interessados nos programas de trainee (tanto o generalista quanto o especialista). São selecionadas 60 pessoas por ano --um terço vai para a modalidade técnica.

Para concorrer a esses programas, é preciso já ter alguma experiência na área --seja em estágios seja em projetos de iniciação científica na faculdade.

Victor Natal, 26, que é trainee da área de investimentos do Itaú BBA, por exemplo, já tinha trabalhado no banco Credit Suisse nessa área.

Eduardo Anizelli/Folhapress
Victor Natal é trainee especialista na área de investimentos
Victor Natal é trainee especialista na área de investimentos

"Fiz a escolha para me aprofundar. Isso é importante para resolver uma falha técnica na formação que muitas graduações não dão conta de acompanhar", diz.

SER LÍDER

Apesar desse foco em conhecimentos específicos, é importante que esses jovens também procurem conhecimentos sobre gestão, já que terão de comandar equipes.

Na incorporadora Gafisa, esses profissionais passam, por exemplo, por cursos de liderança, comunicação e administração.

Renato Dias, 24, que é trainee da companhia, diz que "sempre teve mais afinidade com campos de obras", mas que essas habilidades são importantes.

"As pessoas o olham de outra maneira quando você tem essa experiência também."

INSCRIÇÕES ABERTAS

BASF
Formação: engenharia
Inscrições: de 16/8 a 17/9
Salário: não divulgado
Informações: www.basf.com.br/trainee

ITAÚ BBA
Formação: ciências contábeis, administração, direito, economia, engenharia, física, estatística e matemática
Inscrições: de 1/9 a 30/9
Salário: R$ 4.000 mais bônus
Informações: estagioetraineeitaubba.com.br

ALL - AMÉRICA LATINA LOGÍSTICA
Formação: diversas
Inscrições: até 1/9
Salário: não divulgado
Informações: www.alltrainee.com

RACIONAL ENGENHARIA
Formação: engenharia civil
Inscrições: até 13/9
Salário: não divulgado
Informações: www.racional.com

 

Publicidade

 
Busca

Encontre vagas




pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag