Publicidade
07/10/2012 - 06h30

Vila Mariana tem 71 lançamentos em cinco anos

ANA MAGALHÃES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Vizinha do parque Ibirapuera e da avenida Paulista, dois cartões-postais de São Paulo, a Vila Mariana, na zona sul, é um distrito privilegiado. Com ampla oferta de serviços, a região tem cerca de 90 escolas, 30 hospitais, 50 praças, sete faculdades e seis estações de metrô.

Não à toa o distrito ocupa o segundo lugar em número de lançamentos residenciais, com um total de 71 empreendimentos nos últimos cinco anos, de acordo com levantamento da empresa de pesquisas Geoimovel. O estudo norteia a série Raio-X Imobiliário, publicada todos os domingos no caderno "Imóveis" e no endereço folha.com/raioximobiliario.

Segundo o levantamento, a Vila Mariana recebeu cerca de 4.500 novos apartamentos nesse período, em um acelerado processo de verticalização. O metro quadrado saltou de R$ 5.544 para R$ 10.133 desde 2007 -um aumento de cerca de 83%, porém, abaixo da média da cidade (113%).

"É um bairro com infraestrutura completa e bem localizado. Ainda assim, tem preço inferior ao de bairros vizinhos, como Moema e Vila Nova Conceição. Esses fatores favoreceram o grande volume de lançamentos no distrito nos últimos anos", diz Ricardo Gonçalves, coordenador do curso de pós-graduação em Negócios Imobiliários da FAAP.

Apartamentos encolhem e têm moradores mais jovens
Vila Mariana 'espicha', e novo desenho divide a vizinhança
Ex-favela, Chácara Klabin tem o maior valor do m² no distrito
Linha 5-lilás do metrô chegará à Vila Mariana
Análise: Vila Mariana ganha em tradição e mobilidade

De acordo com a Geoimovel, outros dez novos empreendimentos residenciais serão lançados em breve na região. Mesmo com o bom resultado de vendas, Celso Amaral, diretor corporativo da Geoimovel, vê queda no ritmo de lançamentos. "Hoje já não há tantos terrenos disponíveis na Vila Mariana. Agora, para construir, é preciso unir terrenos de vários imóveis, o que é mais caro."

Oswaldo Baccan, 56, presidente da associação dos moradores da Vila Mariana, aponta, além da verticalização, um "novo perfil" no bairro. "É uma região que oferece ótima qualidade de vida. Está crescendo 'para cima' e virando um 'point'", diz.

Editoria de Arte/Folhapress
RAIO-X VILA MARIANA
RAIO-X VILA MARIANA
 

Publicidade

 
Busca

Encontre um imóvel









pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag