Ex-doméstica inaugura bufê que aproveita cascas dos alimentos
REINALDO CHAVES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Das sobras de alimentos que iriam para o lixo, uma empreendedora, moradora do Morro da Babilônia, na zona sul do Rio de Janeiro, faz pratos que vende para a comunidade e para empresários e universidades. Regina Tchelly, 31, fundou em sua casa o bufê Favela Orgânica, que usa talos e cascas de vegetais nos pratos servidos.
Tchelly nasceu em Serraria (PB) e há 11 anos mora no Rio. Sem formação acadêmica em culinária ou experiência anterior como empreendedora, aprendeu a cozinhar trabalhando como doméstica para sustentar as duas filhas.
Veja 5 dicas jurídicas para evitar que sua empresa feche as portas
Confira 4 dicas para evitar disputas nas empresas familiares
Empreendedor passa de faxineiro a dono de feiras em SP
A empresa começou como um projeto em casa. "Cresci no Nordeste e sempre valorizei ao máximo os alimentos. Tudo pode ser aproveitado." Tchelly resolveu dar aulas sobre o uso racional de alimentos para os vizinhos.
Luciana Whitaker/Folhapress | ||
Regina Tchelly, dona do bufê Favela Orgânica, em sua casa no morro da Babilônia, na zona sul carioca |
Depois de um curso no Senac e realizando divulgação no Facebook, começou, no ano passado, a oferecer seus primeiros serviços de bufê. Criou pratos como brigadeiro de casca de banana, sanduíche natural de talo de couve, berinjela com pasta taioba e salpicão de casca de melancia, que não leva frango e maionese e que Tchelly garante ser afrodisíaco.
Há seis meses, a empresária participou de um evento na Itália do movimento "Slow Food" (que defende o alimento de qualidade e o prazer da alimentação saboreada de forma lenta). Na semana passada, em passagem pelo Brasil, o ator Harrison Ford visitou a sua cozinha.
O bufê Favela Orgânica cobra a partir de R$ 35 por pessoa -o preço varia de acordo com o número de pratos. Com a imagem sustentável, ganhou clientes como universidades e companhias que preparam reuniões de negócios.
A matéria-prima vem de graça, doada por feirantes da região e comerciantes que antes apenas jogavam os alimentos no lixo. Atualmente, a empresa de Tchelly tem seis funcionários.
+ CANAIS
+ NOTÍCIAS SOBRE NEGÓCIOS
+ Livraria
- Livro traz poemas curtos em japonês, inglês e português
- Conheça o livro que inspirou o filme "O Bom Gigante Amigo"
- Violência doméstica é tema de romance de Lycia Barros
- Livro apresenta princípios do aiuverda, a medicina tradicional indiana
- Ganhe ingressos para assistir "Negócio das Arábias" na compra de livro
Publicidade
Publicidade
Publicidade