Publicidade
12/12/2012 - 11h30

Confira 3 dicas para melhorar a gestão do capital de giro da sua empresa

DE SÃO PAULO

A sua empresa vende bastante, mas não tem lucro? Se a resposta foi positiva, o seu problema pode ser uma falha na gestão do capital de giro.

Empresa lucra com plataforma on-line para organização de eventos
MPEs criam 78 mil empregos em outubro
Faturamento de comércios virtuais cresceu 46% em 2012
Artemisia seleciona empresas para programa de aceleração de negócios

"O controle mal feito das contas a pagar, a receber e do estoque leva muitos pequenos negócios ao fracasso", afirma o diretor da Direto Contabilidade, Silvinei Cordeiro Toffanin.

Segundo ele, o tema é particularmente importante para as empresas iniciantes que investem recursos, muitas vezes frutos de empréstimos, para comprar os produtos para só receber ao final do ciclo operacional.

"Se essa equação não estiver certa, o lucro líquido, que é o importante, pode não aparecer no final do mês".

Confira abaixo três dicas para ter uma melhor gestão no seu capital de giro.

CONTAS A PAGAR

O ideal na hora de comprar dos fornecedores é acertar o prazo de pagamento para que eles coincidam com as vendas para seus clientes.

Por isso, negocie com o fornecedor, mostrando até orçamentos de concorrentes para tentar melhorar condições, principalmente para evitar o pagamento antecipado.

Lembre-se também que ao emprestar o dinheiro do banco para realizar compras você terá que embutir esses valores nas suas vendas para não perder dinheiro.

"O importante é não esquecer que você também quer dar uma vantagem para o seu cliente, mexendo nos preços e prazos. Por isso, faça uma boa negociação", afirma Toffanin.

CONTAS A RECEBER

A inadimplência é um risco que todo empreendedor enfrenta. A solução é ter certeza para quem se está vendendo, usando todos as informações disponíveis no mercado, como consulta de dados cadastrais, crédito etc.

"A concorrência entre as empresas e a ânsia de vender são tão grandes que muitas vezes os empresários esquecem de checar se é seguro fazer negócios com um determinado cliente", explica.

Segundo o especialista, o melhor é manter um cadastro dos consumidores e, pelo menos uma vez ao ano, fazer uma análise e descartar os maus pagadores.

Outro ponto importante é ficar atento aos descontos, prazos e facilidades concedidos aos clientes, como não cobrar o frete. "Esse tipo de ação feita sem consideração tem um grande impacto no capital de giro."

ESTOQUE

As compras para o estoque têm que ser feitas pensando nos consumidores e na sua rápida comercialização.

"Quanto mais tempo o produto fica parado, mais o seu dinheiro fica empatado junto com ele", diz o diretor.

Para isso não acontecer, é preciso observar o que está sendo vendido bem e o que não, atribuindo a esses um prazo maior para reposição de estoque.

Ainda é preciso acompanhar as novidades do mercado e comprar lotes para testá-los, fazendo uma aposta nas suas vendas. "Mesmo assim, o importante é cumprir os prazos do ciclo operacional", completa Toffanin.

 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag