Publicidade
29/05/2013 - 11h02

Lojas virtuais têm erros comuns que inviabilizam a compra, diz estudo

DE SÃO PAULO

Pesquisa mostra que todos os sites de comércio on-line apresentam algum tipo de erro e que 69% dos problemas nas compras via celulares ou tablets estão no checkout (momento de finalização da compra). O estudo foi feito pela deviceLab, laboratório de testes de dispositivos móveis, que analisou os principais e-commerces do país.

A avaliação da experiência de compra do comércio eletrônico foi realizada sob os critérios de performance, compatibilidade e usabilidade. Foram realizados, segundo a empresa, mais de 1.700 testes nas maiores lojas virtuais do Brasil.

Os sistemas operacionais usados no estudo foram o Android (versões 3.2.2 - 4.0.3 - 4.0.4), iOS (versões 5 e 6) e Windows Fone. Foram utilizados os aparelhos Samsung Galaxy Tab (7''e 10''), iPad (2 e 3), iPhone 4S e 5, Samsung Galaxy SIII e SII e Nokia Lumia 800.

Programa treina jovens para trabalhar em empresas iniciantes
Nutricionista do HC dá dicas para não engordar nos eventos corporativos
Cursos de MBA oferecem aulas de teatro para treinar alunos em liderança

Todos os sites analisados possuem ao menos um erro que inviabiliza a compra, e 12% do total das falhas encontradas impedem a ação.

Do percentual de erros por fluxo de compra, 69% estão no checkout, 18% na busca e 13% no detalhe do produto.

Os testes também mostraram que o iOS 5 teve o pior desempenho com 16%, com uma melhora para o iOS 6, que teve 9% em problemas. Os principais erros encontrados no sistema operacional da Apple estão relacionados ao desempenho do Safari, browser do sistema. No Android, a versão com mais dificuldades foi a 4.0.3 com 13%, já os sistemas 4.0.4 e 3.2.2 apresentaram 11%. O Windows Phone 7.5 teve 13% de falhas.

No percentual de erros por tipo de aparelho, os tablets apareceram com 11% e os smartphones com 14%.

Shutterstock
Análise com principais e-commerces do país mostra que todos os sites têm algum problema que inviabiliza a compra via celular
Análise com principais e-commerces do país mostra que todos os sites têm algum problema que inviabiliza a compra via celular
 

Publicidade

 
Busca

Busque produtos e serviços


pesquisa

Publicidade

 

Publicidade

 

Publicidade
Publicidade

Publicidade


Pixel tag